• Sonaira D'Ávila

Ah! As Epifanias...

Atualizado: 10 de Out de 2019


Imagem Google

'Epifania do Senhor', A Revelação

A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 de Janeiro é conhecida como Noite de Reis no mundo cristão. E no dia 6 de Janeiro se celebra o Dia de Reis, aquele grupo de reis magos, vindos do Oriente que avistaram uma estrela e foram, por isso, até a região para visitar o recém nascido, lembra?

Foram três os Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar e ofereceram três presentes de significado espiritual ao menino Jesus: - o Ouro - o Incenso - e a Mirra

Imagem Google

Algumas tradições italianas, celebram a Festa juntamente com a Befana, um rito pagão romano que segundo contam, é uma mulher muito velha voando em uma vassoura para visitar as crianças na noite entre 5 e 06 de janeiro que deixam as meias (ou sapatos), perto de uma janela para serem enchidas. As crianças que "foram boas" receberam bolos, doces, ou pequenos brinquedos.

E as que tenham se "comportado mal", vão ter as meias cheias de carvão ou de alho.

Imagem Google

A 515 anos atrás no Brasil, em 6 de janeiro de 1502, uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho, chegou a uma baía ou angra que era habitada por tribos indígenas Tupinambás.

Recebeu o nome de Angra dos Reis, em homenagem à visita dos Três Reis Magos,

A Vila dos Três Santos Reis foi o nome inicial da vila que foi sendo colonizada apenas a partir de 1556, passando depois a Vila de Angra dos Reis e finalmente Angra dos Reis .

No Brasil é comemorada também neste dia 6 , nas pequenas cidades do interior do pais, o Reisado ou Folias de Reis.

São festas folclóricas que se misturam as origens européias e que assumiram uma identidade própria com cores e significados locais do nosso povo de cada região.

Imagem Google

As Epifanias são sincréticas!

#RiodeJaneiro #SonairaDÁvila #Brasil

5 visualizações

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle