top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Eu num mundo novo. Um mundo novo em mim


Quando cheguei na Alemanha há 15 anos, tinha receio de me aproximar de brasileiras porque afinal, se eu quisesse ter amigos conterrâneos, eu não precisava ter saído do Brasil.

Passados muitos anos eu compreendi que, independentemente de onde você more, de que língua você fale e do que você esteja fazendo, o que importa são as pessoas com quem convive.

São elas que vão formar sua rede de apoio, que vão lhe ajudar a encontrar um lugar pra morar, a entender o sistema, a conseguir um trabalho e por aí vai.

Fui além e compreendi que minhas raízes são algo que me dão sustento e que eu tenho que cuidar bem pra que eu possa manter-me forte. Portanto, permitir-me o contato com pessoas do Brasil teve um significado enorme na minha vida de expatriada.

Desta forma surgiu o "Eu num mundo novo. Um mundo novo em mim”, um Fórum que será realizado no dia 04 de novembro em Berlim, é uma iniciativa que criamos em Carlotas, a empresa que trouxe do Brasil pra cá, para abrir um diálogo com as mulheres brasileiras sobre os desafios e conflitos culturais, sonhos e reais oportunidades, reorientação profissional, discriminação e o papel protagonista da mulher brasileira aqui na Alemanha.

Os temas serão abordados sob a ótica da empatia, numa oficina dinâmica, baseada no respeito e na construção. Também convidamos 3 brasileiras que vão nos contar uma parte de sua história até aqui, ensinando-nos algo que possamos aplicar em nossa própria trajetória.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page