top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Em Estocolmo, que tal um fika?


Desde que deixei o Brasil e fui morar em Lisboa e depois em Stockholm, adquiri o hábito de "visitar" os cafés da cidade. Sempre gostei muito de beber café ou chá, mas aprendi que ir à uma cafeteria é mais do que simplesmente tomar uma "bica" então em Estocolmo, que tal um fika?

É o culto de passar momentos agradáveis, encontrar amigos ou trabalhar. Aqui em Stockholm continuo cultivando o mesmo hábito. Os suecos gostam muito de café, sempre sem açúcar, mas também gostam de acompanhá-lo com "kanelbulle" (um tipo de massa com canela) ou outra coisa doce. Na altura do Natal o tradicional é o lussebullar ( um bolo de assafrão). Para mim é um contracenso, pois na Suécia consome-se muitos "godis" (balas, chocolates e caramelos), mas café com açúcar? Ohhh nej tack!!!

É muito comum por aqui as pessoas combinarem um café ( Vill du fika?) com amigos. Tudo é motivo para Em Estocolmo, um "fika", mas um "fika" também pode ser uma reunião de trabalho ou um date. Para mim não há nada melhor que ir a um konditori (cafeteria) durante o inverno de - 15 graus para beber um chá bem quente e ler um bom livro.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page