top of page
  • Foto do escritornaravidal

O dia das mães de ontem no Reino Unido!

Atualizado: 11 de out. de 2019


Free photo by pixabay

Aqui no Reino Unido, o Dia das Mães caiu ontem no Domingo, 11 de Março, coladinho ao Dia Internacional das Mulheres. Força a mais tanto às celebrações quanto às discussões sobre temas como gênero, papel feminino, feminismo, direitos e família nos tempos modernos. Deixemos as questões em voga um pouco de lado. Vem comigo dar um rolê pela história e por curiosidades sobre o Dia dos Mães.

Tradicionalmente, Mothering Sunday, ou Domingo Maternal, é um feriado religioso celebrado por cristãos católicos e protestantes em algumas partes da Europa. Corresponde ao quarto domingo da Quaresma, três semanas antes do domingo de Páscoa. Exatamente. Na Inglaterra do século 17, o Mothering Sunday era um dia em que os filhos e filhas enviados para trabalhar na casa dos ricos voltariam ao lar. Eles reencontrariam suas mães e claro, iriam juntos à missa. Isso acontecia no Laetare, o quarto domingo da Quaresma. A tradição evoluiu para o Dia da Mães. Os primeiros registros que apontam sua oficialização estão lá pelos anos 1900 – fala-se em 1908... Por ali. Foi quando uma mulher americana chamada Anna Jarvis organizou um memorial para sua mãe, na Igreja Metodista de São André em Grafton, Virgínia Ocidental.

Free photo by pixabay

Ao longo do tempo, a data percorreu o mundo e ganhou outras adaptações. Em lugares como o Afeganistão, a Rússia, o Vietnã e a Bielorrússia, o Dia das Mães coincide com o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Para muitos, o Dia das Mães é associado à Virgem Maria e alguns santuários e serviços de oração em igrejas costumam prestar homenagens especiais na data. E quem diria, veio da Austrália o hábito de presenteá-las! Janet Heyden, uma mulher de Leichhardt, Sydney, inaugurou a moda em 1924 ao distribuir presentes às mães atendidas no Newington State Home for Women. E no Brasil? Bom, nós seguimos a dinâmica do Tio Sam, no segundo dia de Maio, aí sim por “culpa” de Getulio Vargas, que instituiu a data oficial em 1932.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page