• Sonaira D'Ávila

Noite Santa

Atualizado: 28 de Dez de 2019


“Ô Deus, concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna.”

Uma das missas mais poderosas é a da Vigília Pascal ou a grande vigília que encerra a quaresma antes da Páscoa! Noite de lua azul no céu e lá fomos nós ao Mosteiro de São Bento que além de lindo é mágico.

No pátio uma pequena fogueira é acessa por volta das 22h do Sábado de aleluia. As pessoas se encaminham até ela e atiram nas chamas os pedidos escritos a lápis num pedaço de papel. Ali, nesta noite, se queimam todos os empecilhos, dores, frustrações e limitações para que amanhã se possa renascer mais leve e livre.

Fui lá jogar o meu, bruxaria das boas!

Mosteiro as escuras, a missa começa às 22:30 h no pátio ao redor da fogueira, sob as bençãos dos céus e do fogo. Todos reunidos em volta do fogo primordial, cada qual portando na mão uma vela de cera de mel na esperança de espantar as trevas de seus corações.

A grande vela, luz central, é acessa e os braseiros dos incensários alimentados com os carvões em brasa da fogueira. Os sacerdotes caminham e nós, ainda no escuro, vamos para dentro do templo. Lá no escuro aguardamos o momento! E eis a Luz de Cristo! Os Sacerdotes compartilham as chamas das suas velas com a audiência que está próxima e nós com os outros.

O ritual, que teve origem em tempos outros é de uma força pra mim, que me remete a um lugar e tempo distante.

Que possamos independente da nossa fé, aproveitar estes momentos especiais e ir além.

#VigíliaPascal #RiodeJaneiro #SonairaDÁvila #Páscoa #Dicas

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle