top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

Morar em Portugal: uma carioca na terra de Camões!

Atualizado: 6 de out. de 2019


Sou carioca com alma lusitana. Definitivamente, nasci no lugar errado! Nunca entendi o porquê de meu pai não ter voltado mais para a terrinha.... Mas não só ele. Meu avô e bisavô também não queriam voltar a morar em Portugal. Eram tempos difíceis aqueles aqui na terra de Camões, e quem podia, emigrava em busca de uma vida melhor.

Vista para a ponte 25 de Abril/Lisboa

Quando realmente decidi que a hora estava a chegar (isso mesmo, meu gerúndio foi para o brejo), avisei minha família sobre a minha decisão e, mãos à obra. Foram 3 anos de preparação para que tudo saísse na mais perfeita ordem. Ilusão! A mudança para Portugal, mesmo todos em casa tendo a Nacionalidade Portuguesa, foi extremamente trabalhosa.

Trabalhando na Casa da Guia e contemplando o Oceano Atlântico ( o escritório foi lá aquele dia!!!!)

Planejei cada movimento. Evidente que fatos novos aconteceram.... e não foram poucos. Muitos desacertos! Demora para vender carro, demora para agendar cartão do cidadão no consulado, demora...demora...e a ansiedade a mil! Que lição aprendi? Ficaria menos ansiosa e tudo que precisasse agendar, agendaria com muitos meses de antecedência.

Ponte da Amizade/Aveiro

Se você quer mudar de vida, tenha coragem e tire seus pés do chão. Levante-se. Ninguém vai realizar seu sonho por você a não ser você mesma. Quando tomar a decisão da mudança, respire aquele país todo o dia, o dia todo. Sonhe, sonhe alto, mas nunca esqueça que se você não tiver coragem, persistência e rigor, nada mudará.

Quer morar em Portugal? Pesquise e planeje

Minha dica para todos aqueles que querem começar uma nova vida em Portugal, ou em qualquer outro lugar do mundo: pesquise e planeje. Não acredite em tudo que você vê no Facebook. Nem sempre a realidade de quem escreve é a sua realidade. Busque fontes confiáveis, escreva mensagens perguntando sobre o que tem dúvidas, e se tiver condições, visite o país antes de se mudar em definitivo. Procure conhecer tudo sobre a cultura do país. E também escolha uma boa data para sua chegada.

Pôr do Sol em Cascais

Cheguei em Lisboa em pleno verão e foi muito bom! Chegar no inverno pode não ser uma escolha muito boa, pois mesmo em Lisboa o frio é grande. Esqueça os casacos de Teresópolis. Eles não lhe servirão!

Não esqueça do visto

Agora, uma observação muito importante!

Venha morar em Portugal legalizado. Não aconselho ninguém a vir sem algum tipo de visto. Até mesmo cidadãos brasileiros com Nacionalidade Portuguesa, quando chegam em território português, precisam atualizar seus dados e documentos.

Sempre digo: faça acontecer, mas de maneira sempre correta.

Bom, por hoje é só! Até breve.

Gostou das dicas e quer saber mais como é morar em Portugal? Então continue acompanhando nossas histórias pelo Facebook, Instagram e Youtube.

Ana Maria Villaça- Advogada luso-brasileira, benfiquista e apaixonada pela cultura portuguesa.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page