top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

10 coisas que aprendi viajando pelo mundo

Atualizado: 6 de out. de 2019


Parece clichê, mas nada mais verdadeiro do que dizer que viajar não é gasto, é investimento!

Você vai colecionar momentos e histórias para a vida toda! Já pensou em morar no Cazaquistão? Eu não, mas aqui estou eu.

E com minhas andanças por aí, compartilho com vocês agora 10 coisas que aprendi viajando pelo mundo, seja como turista ou morando no exterior:

1- Falar outras línguas!

Inevitavelmente você vai falar a língua do país que em que está, seja estudando ou mesmo com o dia a dia!

2- Ficar de olho na cotação do dia!

É impossível sair do Brasil e não converter tudo para o Real para saber o quanto estamos gastando!

3- Vivenciar uma cultura diferente!

Ouvir falar é diferente de vivenciar. Sem perceber você se pega fazendo coisas que nem imaginava, como sentar na grama pra pegar sol! Isso é muito europeu rs

4- Experimentar e aprender a cozinhar a comida local!

Cada país apresenta uma culinária diferente e alguma você vai amar e levar para a vida!

5- Andar na moda pode ser uma opção ou não!

Apesar da Europa ser o berço da moda, a maioria das pessoas se vestem como bem entendem e isso não é problema algum. Conforto é a palavra-chave!

6- O serviço público pode funcionar de verdade!

Morando na Espanha vimos tudo funcionando bem. Seja ônibus, metrô ou mesmo os órgãos públicos como cartório e prefeitura.

7- Andar com segurança é possível!

Com a crise política instalada em nosso país, esse é um dos tópicos que mais fazem a diferença na vida. Poder sair pelas ruas falando ao celular livremente é libertador, principalmente pra quem está vindo do Rio de Janeiro, por exemplo.

8- Aprender a lidar melhor com as diferenças!

Você não está no seu país e vai lidar com pessoas muito diferente do que está acostumado. Por um lado isso é bom, te torna uma pessoa de cabeça mais aberta e você percebe que ser diferente pode ser bem legal!

9- Fazer amigos!

Além de te ajudarem com o idioma, te dão dicas da cidade e essa é a melhor maneira de se ambientar e se sentir mais em casa.

10- Você vai passar a valorizar o Brasil!

Apesar de todas essas vantagens acima, em algum momento você se pega dizendo "mas no Brasil é assim" ou "no Brasil tem isso ou aquilo". Vai perceber também o quanto somos ricos de cultura, de riquezas naturais e que a saudade dos que deixamos para trás, faz você querer voltar para o nosso país e querer que as coisas pudessem ser bem diferentes por aqui.

Poderia fazer listas e mais listas de coisas que aprendi viajando pelo mundo e passar um pouco mais da minha experiência pra vocês, mas que tal começar a viajar e ter você mesmo as suas listas?!? Coragem, mochila nas costas e boa viagem.

Myliara, apaixonada pela vida, atriz, essa mineira de nascença e carioca de coração ama conhecer novas culturas e se conectar com o novo! Com tudo isso, não pensou 2 vezes ao aceitar a proposta do marido em se aventurar pelo mundo. Morando no Cazaquistão desde 2014 e acredita que nunca é tarde pra correr atrás dos seus sonhos!

Quer saber mais sobre morar fora do Brasil? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse e se divirta com as nossas histórias.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page