De busão é tudo de bom
Eu tenho duas dicas sobre transporte pra experienciar o dia a dia na capital inglesa. São dicas do meu manual básico de Londres. Dessas imbatíveis, incomparáveis, inacreditáveis, e outros “in”s.
Pensou que a número 1 seria o Oyster, aquele cartão azul que vale em tudo o que é canto e na zona escolhida (e que eu não consigo dissociar da imagem de uma suculenta ostrinha toda vez que menciono)?
Seguiu a adivinhação rumo ao Tube e sua excelente rede conectando todos os cantos desse mundão britânico?
No, not really, my dear.
Vamos começar com a mão maravilhosa da tecnologia. SorryGoogle, mas esqueça o Google Maps. Antes de entrar no avião para a capital inglesa, baixe o aplicativo Citymapper, que te dá opções de rotas de movimento.
Você não escapará de ter que comprar um chip por aqui, mas vai valer a pena, acredite. Serão £10 libras (cerca de R$ 50) muito bem recompensadas pelos trajetos prazerosos à disposição com o Citymapper online.
Adoro esse app super intuitivo e fácil de usar pelas combinações e pelo detalhamento. Você pode ir de um ponto a outro a pé; de metrô; de carro; de bicicleta; de ônibus, ou de metrô e a pé; de metrô e bicicleta; ou de bicicleta e a pé; de metrô, bicicleta e a pé; de skate e velocípede... Brincadeira. Ainda não chegamos na era do skate e do velocípede.
O Citymapper também dá o preço da jornada, o horário de chegada e as interrupções repentinas no sistema de transporte por conta de greves e renovações, o que acontece muito em Londres. Daí vai do teu tempo.
Pode ir a pé? Se o tempo estiver bom, aproveite. Não quer encarar o trajeto todo e o tempo não está assim essas coisas? Escolha a combinação com metrô na matemática.
Costumo frequentemente preferir a segunda dica de ouro Dani Paiva: ônibus. Cara(o) leitor(a), vá de busão. Não pela obrigação turística de sentar no emblemático veículo no passeião do tipo Hop on, Hop off.
É que de ônibus é menos barulhento, lotado, fedido e você ainda pode colocar o 4G no talo e matar os e-mails de trabalho se não quiser admirar a paisagem em um dia cinzento.
Não raro o tempo do trajeto é o mesmo ou só um pouquinho a mais do que o do metrô. E dali de cima, do segundo andar, dá pra curtir o dia a dia na capital inglesa e você vai ver que até o cinza tem sua beleza.
E pra você que me lê, passa no nosso Facebook , são tantas histórias pra acompanhar...