top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Descobrindo o Chiemsee na Bavaria, Alemanha

Atualizado: 5 de out. de 2019


"Das Bayerische Meer”.

Tai um passeio especial e que é muito procurado por quem mora por aqui na Alemanha. Uma jóia natural que tem os Alpes como paisagem ao fundo. Agora imagina um grupo de mulheres brasileiras pela primeira vez por aqui? Já havia apresentado o Jardim de Maria, na ÁustrIa, e planejava ir a Salzburg, mas antes tinha que trazê-las para cá neste tour mágico, descobrindo o Chiemsee na Bavaria, Alemanha e comigo.

Mapa do Chiemsee

Foto Ana Márcia

O Lago Chiemsee é o maior lago da Bavaria, também chamado de o "Mar da Bavaria". Com uma área de 79,9 km² fica a 80 km de Munique a capital da Bavaria. Por aqui , no verão, a temperatura da água chega a 27/28 graus. É também conhecido pelas suas ilhas que formam o menor município em toda a Baviera.

Plataforma de embarque na estaçao de trem para  chegar ao Chiemsee

Foto Ana Márcia

Partindo de Munique ou Salzburg é possível pegar um trem rumo a Priem am Chiemsee com seu Bayern Ticket para um grupo de até 5 pessoas num bilhete só, pegar uma Maria fumaça- o Chiemsee-Bahn ou caminhar até a central de informação na estação de barcos na beira do lago.

Descobrindo o Chiemsee

Foto Ana Márcia

Embarcar com 17 mulheres nesta jornada foi bem animado e o um belo dia era o ideal para uma viagem em um dia no Chiemsee. Quando desembarcamos, não foi possível pegarmos o trenzinho que estava em reparos, então fomos caminhando neste dia espetacular de um Outono dourado, como se diz por aqui- Ein goldener Herbst. Chegando no lago poderíamos ir até a central e comprar o ticket ou pegar o barco e comprar o ticket dentro dele.

Barco para as ilhas no Chiemsee

Foto Ana Márcia

Como chegamos com o barco partindo, foi o que fizemos.

Além de uma proposta turística, meu grupo de mulheres brasileiras e terapeutas, veio fazer uma vivência de sagrado masculino e feminino neste dia. E nossos destinos, a Herreninsel e a Fraueninsel , era mais que perfeito :

  • Ilha Herrenchiemsee ou Herreninsel ("ilha dos Homens"): É aqui que fica o imponente Neues Schloss Herrenchiemsee , o Palácio de Herrenchiemsee, mandado construir pelo Rei Luis II, em 1878, que dormiu nele só 10 noites e que nunca foi concluído.

  • Ilha Frauenchiemsee ou Fraueninsel ("ilha das Mulheres"): Nesta ilha existe um convento feminino beneditino , construído em 782, e um pequena vila onde moram 300 pessoas.

Jardins Herreninsel

Foto Sonaira

Herreninsel

A viajem durante o passeio de barco é muito gostosa , principalmente num dia lindo destes. Com esta propriedade comprada em 1873, o rei Ludwig II da Baviera garantiu um local isolado para o seu novo castelo Herrenchiemsee . Idealizado à imagem de Versalhes, este castelo se tornaria um memorial para o Rei do Sol Rei Luís XIV da França.

Cais na Herreninsel

Foto Sonaira

Após 20 minutos de travessia de barco, desembarcamos na ilha de Herrenchiemsee (em alemão Insel Herrenchiemsee ou Herreninsel, que quer dizer Ilha dos Homens.) tem 240 ha é a maior do lago. O cais fica bem do Centro de Visitantes e em frente da bilheteria.

Antiga Igreja Paroquial de Sta. Maria no Herreninsel

Foto Sonaira

Bilhetes na mão e seguimos a pé, subindo em direção a Antiga Igreja Paroquial de Sta. Maria, construção gótica de 1469, que fica próxima ao antigo Mosteiro.

Antiga Igreja Paroquial de Sta. Maria no Herreninsel

Interior Antiga Igreja Paroquial de Sta. Maria no Herreninsel

O interior tem uma altar mor de 1632 e um órgão barroco de 1668. Foi um belo começo.

Plano da ilha Herrenisel

Só esta ilha é um passeio para um dia inteiro

Aqui uma dica para passar o dia no Herrenchiemsee se você estiver vindo com calma e quem sabe dormindo na ilha.

.Viagem de barco Chiemsee, saindo de Prien ou Gstadt 20 minutos ida e 20 minutos volta

.Passeio de carruagem até o castelo 15 minutos

.Caminhe até o castelo 20 minutos

.Visita guiada ao castelo 30 a 35 minutos

.Visita do Ludwig II Museu do Novo Castelo 30 a 45 minutos

.Visite os parques com jogos aquáticos 15 a 30 minutos

.Visita do museu no Augustiner-Chorherrenstift com salões barrocos 30 a 45 minutos

.Visita às galerias Julius Exter e Maler am Chiemsee a cada 15 a 30 minutos

.Dar uma volta completa ao redor da ilha através da floresta, passando ao longo de pomares e pastos de gado.São sete quilômetros (cerca de duas horas) e fora do circuito dos visitantes.

No nosso caso, fizemos o circuito curto, apenas o Altes e Neus Schloss com o passeio de carruagem. E ficamos um pouco mais de 4 horas na Ilha sem parada para almoço.

Altes Schloss

"Altes Schloss”

Após alguns passos e estávamos no antigo Mosteiro Agostiniano que serviu de castelo ao Rei, também chamado de "Altes Schloss”(Castelo Velho), um dos mais antigos mosteiros da Bavaria.

Salão da Biblioteca

Foto Ana Márcia

Aqui no "Altes Schloss” foi elaborada a constituição alemã em 1948.

Antiga cozinha

Foto Ana Márcia

Depois de um tempo no jardim, entramos para uma rápida visita ao Salão da Biblioteca do Mosteiro e a antiga cozinha, ambas no andar térreo.

Saímos andando pela floresta cerca de 20 minutos, até encontrar os jardins em frente ao Palácio que atravessam a ilha de ponta a ponta.

Vista do Jardim Herreninsel

Foto Sonaira

Detalhes Fonte da Fama no Chiemsee

Foto Ana Márcia

O Jardim

O jardim na sua forma atual é uma imitação, em grande parte idêntica, criado no século 17 para Versailles

O plano original foi parcialmente concluído e possui 3 fontes, todas obras de arte.

Latonabrunnen

Foto Sonaira

Na chegada a primeira fonte que vemos é a oval Latonabrunnen/ a fonte de Latona, no centro de jardim, de 1883, uma cópia da fonte com o mesmo nome em Versalhes. Ali estão as imagens de mármore da deusa Latona com os seus filhos Apolo e Diana/ Artemis. A linha de visão sobre a fonte de Latona para o Lago Chiemsee imita a vista de Versalhes para o Grande Canal.

Na frente do castelo são duas grandes piscinas com a Famabrunnen e Fortunabrunnen, Fonte da Fama e da Fortuna, que foram concluídas em 1883 a 1885 quando o Rei Ludwig II ainda estava vivo, para nossa sorte. Elas são interpretações das fontes do Palácio Real de La Granja de San Ildefonso em Segóvia, Espanha.

Foto Sonaira

Quando você está andando em direção a o Schloss Herrenchiemsee, a fonte da Fama/ Famabrunnen está do seu lado esquerdo. A Fama está montada no Pegasus, o cavalo. Com diversas magens ao redor.

Fonte da Fortuna com o Chiensee ao fundo

Foto Ana Márcia

Fortunabrunnen, a fonte da Fortuna fica do lado direito, espelhando a fonte da Fama. A Deusa da Fortuna tem a ninfa Nereida e o Deus do mar Tritão aos seus pés.

Onde em Versailles começa o canal grande em forma de cruz, um canal na direção do lago é criado em Herrenchiemsee. Dos planos originais, a fonte de Apolo e a plataforma de desembarque permaneceram inacabadas.

Neues Schloss Herrenchiemsee

Free Photo by Pixabay

A “Versailles” Bávara

O Neues Schloss Herrenchiemsee , o Novo Palácio de Herrenchiemsee, o suntuoso Palácio , o último e o maior dos 3 palácios pelo Rei Ludwig II, o chamado rei dos contos de fadas. O Schloss , mesmo inacabado, supera o seu modelo histórico, o Palácio de Versailles do Rei Sol Louis XIV. De estilo Neo-barroco construído entre 1878 e 1885, se localiza na maior ilha inabitada do lago é de fácil acesso por barco e é cercado por florestas e tem os Alpes ao fundo. Um cenário de sonhos e uma das atrações mais famosas da Alemanha.

Não é possível tirar fotos no seu interior, mas as visitas guiadas ou com audioguide em português são possíveis e foi isso que fizemos durante uns 20 minutos. O interior de tirar o fôlego é um trabalho no estilo rococó francês. Dos 50 aposentos do palácio, vinte salas estão acabadas e abertas aos visitantes. Com certeza o salão de espelhos- o Grandios , uma cópia da original galerie des glaces em Versalhes é insuperável. O salão espelhado com vista para o jardim tem 98 metros de comprimento e 77 candelabros é considerada uma das maiores salas de banquetes do mundo. Desde 2008 é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Passeio de carruagem no Herreninsel

Foto Sonaira

Após a visita guiada, uma pausa para ver os jardins, tomar um café e retornar ao cais de carruagem puxada por cavalos.

Avistando a a ilha Fraueninsel

Foto Ana Márcia

Era chegada a hora de partir. Do outro lado da água, a ilha Fraueninsel nos esperava e de lá, seguimos descobrindo o Chiemsee na Bavaria, Alemanha...

Quer saber mais sobre morar fora do Brasil? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse e se divirta com as nossas histórias.

155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page