top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Café Bistrô im Haus Blumenau: Sabores do Brasil em espaço charmoso na Alemanha

Atualizado: 6 de out. de 2019


Abraçar as diferenças. Cultivar a parte que falta. Mostrar ao outro o que ele não conhece.

Há anos vivendo fora do Brasil, o olhar e a mente acabam ficando treinados em identificar e incorporar muitas das sutilezas locais ao cotidiano. É uma questão de viver bem essa abertura às diferenças em relação ao que trazemos na bagagem. Passamos a ser a soma e a lapidação de muitos novos costumes.

A outra metade do todo que somos, porém, no fundo, não deixa de existir. Nutrir essa memória cultural e afetiva e, até mesmo, levá-la a quem não a conhece é tão vital quanto integrar-se ao novo entorno. Será pré-requisito ter que cruzar os céus e os mares para conseguir alcançar isso? Não necessariamente.

Tudo junto e misturado. Um cantinho para chamar de seu, meu, nosso.

Inaugurado em setembro de 2017 na cidade de Bad Soden, na Alemanha, o Café Bistrô im Haus Blumenau já nasceu cheio de histórias e, desde então, vai colecionando outras.

Café Blumenau

A casa que abriga este Café tem uma longa linha do tempo. Construído em 1850, este imóvel é hoje um patrimônio tombado, oficialmente denominado Blumenau - referência ao nome de seu primeiro proprietário, senhor Blume.

Fruto de um convite feito pelos atuais proprietários do local à empresária e culinarista Nivea Schmidt, brasileira residente na Alemanha há mais de duas décadas, o Café Bistrô im Haus Blumenau chegou para oferecer especialidades da cozinha brasileira, bebidas em geral e boa música, em um espaço que busca trazer o melhor do estilo de vida brasileiro.

Área externa do Bistrô

Uma pitada da riqueza da cozinha do Brasil – influenciada pelas culturas indígenas, africanas e europeias - pode ser conferida por lá. O cardápio oferece desde um simples cafezinho com pão de queijo até pratos mais elaborados, como, por exemplo, a famosa Feijoada Carioca da Nivea, acompanhada de caipirinha com cachaça original - tudo fresco e preparado na cozinha local.

O cuidado no atendimento continua presente na decoração das áreas externa e interna. Ambientes leves e coloridos, com toques de regionalismos brasileiros - como se pode notar no uso da chita em alguns armários e figuras do artesanato brasileiro expostas - são um convite à nostalgia e à imersão no jeito descontraído e alegre do nosso povo.

Sempre com a filosofia „Pequeno, mas bom“, o Café Bistrô também serve de palco para shows de música, pequenas exposições de arte, saraus de leitura (em alemão e português), oficinas de culinária e public view de alguns eventos esportivos. Desde a sua inauguração, artistas de várias áreas já passaram por ali – inclusive uma banda vinda diretamente do Canadá.

Mais do que um ponto de encontro para brasileiros que querem sentir um gostinho de Brasil em terras germânicas, o Café Bistrô é também bastante frequentado por alemães da região.

Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 16:00 às 23:00h / sábados, das 11:00 às 23:00h / domingos, das 11:00 às 18:00h.

Conheça o BRmais. Curta e siga nossas páginas no Facebook I YouTube. Lá, não falta assunto sobre o lado positivo do Brasil!

Fernanda Krueger

Fernanda Krüger já morou em diferentes países e, atualmente, vive na Alemanha. Idealizadora e fundadora da plataforma br+ Foco no lado positivo do Brasil!, desenvolve projetos de divulação da cultura e identidade brasileiras e programas de apoio ao ensino da língua portuguesa no exterior.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page