top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Qual o peso da mala que quero carregar em 2018?

Atualizado: 6 de out. de 2019


Viajar faz parte da minha vida desde sempre. Viajo para ver novos horizontes, acordar em outros fusos, provar novos sabores, conhecer outras pessoas, ouvir idiomas indecifráveis, quebrar paradigmas. Viajar não é simplesmente ir de um lugar para outro. É muito mais do que isso. Pode ser uma viagem a trabalho, de férias, uma mudança de cidade. Viajar renova, transforma. Faz pensar a vida. Rever valores. Qual o peso da mala que quero carregar?

Então chega a hora de fazer as malas... ou quem sabe “a mala”. Que bagagem é preciso levar? Decisão difícil. Fazer escolhas acertadas. Mas, calma. A vida ensina e a gente vai aprendendo o que é essencial. Já faz tempo que deixei de levar o que literalmente não tenho força para carregar. Meu desapego começou numa viagem de trabalho para a China. Agenda lotada de compromissos e cadê a “super mala”? Simplesmente não apareceu. Um pouco tensa saí para comprar algumas coisinhas e sobrevivi lindamente por doze dias com muito menos do que poderia supor. Passei dias maravilhosos e divertidos. Tive ajuda e carinho de todos ao redor. Tremendo aprendizado. A partir desse dia, a regra mudou. Viajar leve! O essencial. Apenas uma mala de mão e ponto.

Aos poucos fui me adaptando a leveza e percebendo o significado da “mala” na minha vida. Muitas vezes carregamos peso desnecessário. Bagagem cheia de preocupações desmedidas. Apego a bens materiais que não merecem valor sentimental. A plenitude e a felicidade estão em outro lugar. Nos momentos especiais que passamos com quem realmente importa, nas pessoas que cruzam nosso caminho, nas vivências pelo mundo, na paz interior, na saúde em dia, na solidariedade, no sorriso estampado no rosto. Desapegar é um desafio, é aprendizado, é evolução.

O ano está chegando ao fim e um novo ciclo já acena. Está na hora de fazer a mala para embarcar em 2018. Qual o peso da mala que você quer carregar? Escolher a leveza significa aliviar o peso da bagagem. Ser mais seletivo é facilitar a vida. É saber o valor real de cada coisinha que ocupa espaço na sua mala e se está ali, se você escolheu, é porque aquilo realmente importa.

Desejo a todos um Feliz e Leve Ano Novo.

Com as raízes plantadas no Rio Grande do Sul, o coração na Cidade Maravilhosa e asas soltas pelo mundo, Claudia Liechavicius - fonoaudióloga e jornalista - tem o passaporte carimbado em quase 100 países. Depois de tantas idas e vindas, em 2008, criou o blog Viajar pelo Mundo. Também compartilha suas experiências no Instagram @blogviajarpelomundo e no Facebook na página BlogViajarPeloMundo.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page