top of page
  • Foto do escritornaravidal

Viajar sozinha com uma criança. Só nós dois!

Atualizado: 5 de out. de 2019


Como tenho me ocupado em escrever matérias sobre viagens, tenho saído do país com frequência.

Geralmente, a convite de hotéis, viajo, me aventuro em terras estrangeiras, aproveito minha estadia e escrevo sobre a experiência.

Das últimas duas vezes que viajei sozinha com uma criança, levei minha filha e meu filho. Não ao mesmo tempo. Como me é oferecida uma estadia com um quarto, posso levar alguém comigo e normalmente os hotéis não se importam e nos fazem, de fato, sentir acolhidos.

Minha filha foi a Lisboa. Dessa última vez, foi a vez do meu filho passear por Portugal e ver de perto algo novo para nós dois: o Algarve.

Vista do PortoBay Falésia

Confesso minha apreensão. Viajar sem meu marido e com o meu filho me coloca, aos olhos dos outros, como mãe solteira, divorciada, viúva, sabe-se lá. Além do mais, é um par de mãos a menos para ajudar, aliviar da responsabilidade ininterrupta que é cuidar dos filhos.

Não estava interessada em o que pensavam os outros, mas existe um comportamento interessante que é notado entre hóspedes que nos observam. Nos olham. Alguns sorriem, outros se mostram confusos. É bastante interessante notar isso, algo que nunca , até então, tinha vivenciado.

Meu menino tem sete anos. Um menino bastante polido, calmo, mas com muita energia que precisa ser gasta. Nada de relaxar nas férias. A frase que ele dizia quando acordava era "ação, estamos de férias!" Daí pode-se ter uma clara ideia do tipo de coisa que eu estava me metendo. Até levei um livro, mas foi um desejo que se consumiu na

própria vontade e no sonho de ler enquanto os raios de sol daquela região deslumbrante esquentava meu corpo habituado à palidez inglesa.

PortoBay Falésia

Ficamos no belíssimo PortoBay Falésia, não longe de Albufeira. Parte de uma rede, os hotéis PortoBay nos quais eu já fiquei têm essa tremenda vantagem de ter todas as familiaridades esperadas de uma rede de hotéis e resorts, ao mesmo tempo que tem charme e personalidade.

Fomos recebidos com um drink (suco pro meu filho, preciso escrever isso?) e uma bandeja deliciosa com canapés sensacionais e frescos além de doces regionais no nosso quarto. Um mimo que é um detalhe e que nos faz sorrir e faz toda a diferença.

Delicias do restaurante  Falésia

Há dois restaurantes e um ótimo bar com atrações em algumas noites. O restaurante onde são servidos o café da manhã e o jantar é espaçoso com vários ambientes. Eu e meu filho experimentamos todos eles e recomendamos a varanda coberta de onde se vê o pôr do sol e a piscina. Interessante como as pessoas nos notavam. Famílias e casais nos viam e faziam lá em suas cabeças suas histórias. Deviam imaginar qual trajeto pessoal nos traziam ali, só nós dois. Vinho pra mãe, suco pro filho. Toda noite nos divertíamos comendo as delícias do restaurante. Durante o dia há coisa por demais a ser feita. Piscinas, atividades para as crianças com um time de cuidadores super entusiasmados e que falam um milhão de línguas para bem atender os pequenos alemães, franceses, ingleses e espanhóis que por ali passam.

Por do sol na piscina do PortoBay Falésia

Num dia nublado, a piscina subterrânea parte do spa que eu infelizmente não frequentei. Em compensação, nadamos e fomos felizes na piscina enquanto, incrivelmente, eu comecei a me dar conta que há muitos pais que viajam sozinhos com os filhos. Havia um pai com uma menina, uma mãe com dois meninos, eu e meu menino. Sempre penso em férias em resorts com famílias grandes, mas há tantos tipos de família que é bonito ver todas as formas aproveitando sem qualquer julgamento. Afinal, já saímos desse modelo há muito tempo!

A Praia da Falésia no Algarve

Mas talvez o mais incrível desse hotel lindo seja a passagem com as belas escadas que vão dar diretamente numa das praias mais lindas que já vi. (Note que morei no Rio por anos.) A Praia da Falésia com sua formação rochosa e sua areia dourada com conchinhas pipocando enquanto o sol reflete na água aberta do Atlântico é esplêndida!

Depois de curtir a praia no pé do hotel é hora de subir e almoçar no delicioso restaurante Falésia que oferece os peixes mais frescos para um autêntico sabor algarvio.

Recomendo a todo pai e mãe dar uma fugida com sua criança vez ou outra. Foi delicioso descobrir um companheiro de viagem animado, curioso e encantado com as oportunidades. Me senti uma sortuda.

(Para quem quiser conhecer esse lugar especial, use o promo code PBNara para desconto. Boa viagem!)

Quer ainda conhecer alguns lugares especiais? Confere aqui,

E não deixa de passar lá na nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube.​ Você vai gostar.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page