top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Top 10 para (re)descobrir Lisboa

Atualizado: 5 de out. de 2019


Momento de partir e se renovar. Nada melhor do que revisitar lugares que juramos já conhecer. Pra quem precisa de motivação então lá vão os meus Top 10 para (re )descobrir Lisboa.

5 meses de Rio de Janeiro e 7 meses no mundo com base na Bavaria, assim tem sido minha vida desde que embarquei num casamento e migrei Do Rio prá cá.

Por do sol com praia e água de coco

Hora de sair do Rio, me abasteci de sol e mar ( que me faz muuuita falta), malas prontas, seguimos para Lisboa.

Desta vez resolvemos fazer um Stopover de 3 dias para descansar e rever amigos nesta cidade linda.

Ai foram surgindo dicas de varios amigos ( algumas dedico as colunistas Do Rio pra cá). Fielmente fui seguindo, como um mapa de tesouro muito especial. E eu , que faz 4 anos que não vinha à Lisboa, me apaixonei !

Foram 3 dias de chuva e uma temperatura amena em torno dos 18 graus. Nada que nos abatece, apenas o suficiente para reduzir o ritmo, descansar e aproveitar o melhor desta cidade encantadora com suas 7 colinas e zilhões de história.

Aqui os meus Top 10 , motivo não falta pra se apaixonar por Lisboa:

1- Uma infinidade de Azulejos. A Úrsula Corona me deu esta dica e lá fomos nós. Cada canto mais especial que outro. O do Hotel O Artista é top . E foi lá que fiquei.

Fachada de azulejos do Hotel O Artista no Chiado

2- Imperdível a exposição “Aquarelas do Descobrimento”, do artista brasileiro Carybé no Palácio da Independência até 1° de junho com entrada gratuita. São 52 aguarelas que integram a exposição inspiradas na carta escrita por Pero Vaz de Caminha durante a expedição que resultou na descoberta do Brasil. E o melhor é que você pode baixar o aplicativo visitCarybé na Apple store ou Google play no seu celular, fazer a vista virtual e compartilhar.

“Aquarelas do Descobrimento”, do artista brasileiro Carybé

3-LX Factory- Uma área industrial histórica de 23.000m2 que originalmente foi a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense. Hoje , é um espaço ocupado por diveros criativos, artistas e bons restaurantes que abriga diversos espaços, artistas e restaurantes exclusivos e cenário ideal para eventos diversos de música., moda, comunicação, multimédia, arte...Tem uma agenda bem diversificada. Cool total.

Acho que a Vanessa Veiga vai gostar muito desse espaço.

LX Factory

4-Os bondinhos pelas ruas. Cena “clássica“ local

Bondinhos em Lisboa

5-Bons vinhos, muita arte e muitos motivos para brindar como no Mundo do Vino que já falamos aqui por exemplo 🍾! Num lugar comoeste não tem como não lembrar da Nara Vidal. Para quem quer casar arte e vinhos, Lisboa é o local perfeito e o Mundo do Vino um destes lugares especiais. Uma adega que merece por si só uma visita. A casa elegante oferece degustação e dicas preciosas e podemos provar os vinhos antes de comprar numas máquinas self-service. Basta adqurir um cartão e ir "enchendo os copos". Passamos uma tarde agradável e compramos14 garrafas de diversas preciosidades. Os preços são ótimos e eles entregam na Europa toda. Vou ter vinho Portugues na Bavaria...

6-Uma boa cama. Ótimos hotéis pra todos os gostos. Fiquei surpresa com a farta oferta de excelentes hospedagens. Um bom sinal. O que escolhi , O Artista, era casa de um artista famoso, foi todo restaurado e tem uma das fachadas mais fotografadas de Lisboa... Vale um texto só pra ele e vou fazer.

7-MAAT- O moderno museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia com um visual incrível. Um projeto arrojado que acopla o novo edifício (desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects) e a Central Tejo, da primeira metade do século XX , dialogando juntos. As informações são um pouco confusas , mas o lugar na beira do Tejo é imcrível. Confira a agenda e Vá!

MAAT- O moderno museu de Arquitetura e Tecnologia

8-Uma mesa diversa e deliciosa no Mercado da Ribeira que tem se reergido desde 1600. O badalado Time Out Market . ocupa este lindo edifícil histórico com inúmeras ofertas de restaurante ,inclusive de chefs estrelados. Mais uma prova do quanto Lisboa se reinventou com restaurantes, eventos e artistas de ótima qualidade, unidos pelo melhor da cidade. Confesso que pensei na Daniela Paiva. Ela vai amar se perder por aqui.

Time Out Market no Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira

9- Pasteis de natas , ôh delícia 😋. Vir a Lisboa e não comer pelo menos dois é um sacrilégio. Estes foram especialmente dedicados a Hylka Maria.

Patéis de Natas

10- Monumentos restaurados , como este na Praça Dom Pedro lV . Por toda a parte se nota uma cidade em plena renovação.

Praça Dom Pedro lV

Para quem está com pouco tempo tem um roteirinho de 1 dia aqui. Vai deixar você com gostinho de quero mais.

Confesso que mexeu comigo esta parada e fiquei muito feliz em redescobrir uma cidade que esta se reciclando e restaurando. Me deu uma vontade danada de ficar mais tempo por aqui ...

Photo by @BLG

...Mas bora encarar o retorno pra casa. Na Bavaria estava fazendo 4 graus cedinho. As montanhas nevadas e uma vontade de dormir que só. Lindo! E GÉLIDO!

E se você quer saber um pouco mais das nossas andanças , passa lá na nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube.​ A gente vai gostar.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page