top of page
  • Valéria Rodrigues

O Festival do Dragão na Cracóvia-Parada Smoków

Atualizado: 6 de fev. de 2021


Imaginem a minha alegria em assistir esta semana a Parada Smoków (Festival do Dragão), produzido pelo Groteska Theatre , um evento que acontece anualmente aqui na Cracóvia, a 19 anos. Uma bela homenagem para comemorar o aniversário da cidade.

É um lindo espectáculo ao ar livre no Vistula que acontece em dois momentos e combina musica, luz e muito mais. Os grandes Dragões voadores (até 25 m de comprimento e 15 m de altura), incríveis criaturas e navios são animadas pelos atores do Teatro Groteska e vão sendo apresentados durante a Parada no Sábado.

Dragões da Parada Smoków

Já no Domingo pela ruas da cidade velha , mais de 1.000 crianças de todo o país participam do Desfile do Dragão. São eles que animam os Dragões criados e feitos por eles mesmos para competirem pelo título do mais belo e mais criativo. As crianças e seus Dragões atravessam as ruas da antiga Cracóvia num desfile colorido com música e rugidos de dragões.

Desfile do Dragão Parada Smoków

Eles são acompanhados por dançarinos, orquestras, malabaristas e os atores do Groteska Theatre. Por algumas horas, todos se tornam os atores de um enorme espetáculo ao ar livre, que é assistido por milhares de moradores e turistas de Cracóvia que vêm para cá especialmente para esta ocasião. De alguma forma lembra este aqui.

Parada Smoków animada pelos atores do Groteska Theatre

Como surgiu a Parada Smoków ?

Entre tantas lendas pelos lados de cá, existe uma que é facinante. Contam que um dragão vivia numa caverna sob o Castelo Wawel. (É lindo e amo aquele lugar).

Castelo  Wawel

A existência do dragão era durante o reinado do rei Krakus, que foi quem fundou a cidade de Kraków. A presença deste dragão estava incomodando, pois animais como ovelhas e gados era seu alimento, além dele atear fogo nas plantações. A lenda reforça que o único jeito de acalmar toda a sua rebeldia era deixar uma VIRGEM (OI?!) próximo a sua caverna, uma vez ao mês. O rei, como líder maior, que estava preocupado com as moças da cidade, ordenava que cavalheiros fossem atrás de matar o dragão, mas sempre sem sucesso. O rei tinha uma filha e obviamente temia pela sua vida. Seu nome era Wanda e o rei teve a brilhante ideia de conceder a mão dela para quem destruísse o dragão. Havia na cidade um sapateiro, por nome Skuba. Ele usou um cordeiro, e encheu seu corpo com enxofre e alcatrão. O dragão foi atraído e logo o efeito teve início. No desespero em apagar o fogo que o consumia, o dragão foi até o rio Wisła e tomou tanta, mas tanta água até que explodiu. Dessa forma, acabou o desespero que consumia a cidade.

O resto é lenda...

Fogos de artifício na Parada Smoków

Este evento reúne pessoas de muitos lugares. Estivemos com nossos amigos que moram aqui e também outros amigos que moram na cidade vizinha, em Katowice, mas com certeza haviam pessoas de outros países. Era muita gente!!! As margens do rio, os muros do castelo, tudo fica lotado de gente, que se aglomera em suas esteiras ou mantas no chão tentando um melhor lugar para uma boa vista.

Dragões e Fogos de artifício na Parada Smoków

O Desfile dos Dragões foi uma das coisas mais lindas que vi desde que cheguei na Polônia. como eu, Valéria Rodrigues, conto aqui.

Para quem gosta de lendas, história, e principalmente Dragôes, esta Parada é um dos eventos imperdíveis no mundo.

Um show de luzes, vários efeitos especiais, fogos de artifício. Valeu muito a pena. Venham...

E você , já acompanha nossas histórias pelo mundo? Vai gostar desta aqui também. E passa lá na nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube.​

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page