top of page
  • Foto do escritorMônica Marks

Basel, a capital da Arquitetura na Suíça


Basel à beira do rio Reno
Basel é pequena, mas tem uma força cultural e arquitetônica impressionante. ( Foto: Acervo Pessoal)

Basel tem somente 559 mil habitantes, mas é a cidade da cultura na Suíça. Pensar nessa quantidade de pessoas quando se vem do Brasil é algo que assusta: ela é pequena mesmo.


Basel, geralmente, é ignorada, aliás, muito erradamente, em favor de outras cidades suíças mais famosas, como Zurique e Genebra. Particularmente, acho os habitantes de Basel bem mais simpáticos e nem um pouco esnobes.


A cidade tem 40 museus, incluindo a feira de arte mais famosa do mundo, a ArtBasel, e uma exposição permanente com vários estilos de Arquitetura. Essa foi uma das razões que me fez voltar pra cá. Morei por 7 anos aqui antes de viver 5 na Austrália. Tinha a opção de ficar por lá ou fixar residência na Inglaterra, onde morei por 10 anos. Mas, acabamos, retornando de para Basel.


O meu texto de hoje é para contar pra vocês sobre um do temas que mais me inspiram por aqui, Arquitetura. É o meu texto pra comemorar minha participação fixa no time do Do Rio pra cá.


Do meu ponto de vista, adoro essa coleção de estilos extremamente variados que há por aqui, em Basel. Há desde construções do século 12, ainda muito bem conservadas e com inquilinos, até as supermodernas construções projetadas por gente famosa no mundo da Arquitetura, como Herzog de Meuron, Burkhard, Renzo Piano, Mario Botta, entre muitos outros.

Basel, Suíça
Basel tem essas ruas com prédios construídos nos séculos 12 e 15 em ótimo estado de conservação. (Acervo pessoal)

Outro dia estava pensando, Basel é uma cidade bem tradicional, porém mesmo assim ela é superaberta ao novo, ao diferente e ao extremamente avançado. Fazendo um paralelo rápido com o teatro, aqui eles produzem várias óperas e balés clássicos no principal palco da cidade, o “Theater Basel.” No entanto, a produção é totalmente moderna.


Eu tive a sorte de atuar, não cantando, em duas delas: ‘Faust’ e ‘The Indian Queen’ com personagens totalmente diferentes dos originais. Eu costumo falar que Basel é como aqueles perfumes franceses que vem num pequeno frasquinho, mas que são bem poderosos na essência.


Outra coisa da qual gosto muito é empresa Vitra. É uma empresa familiar suíça de móveis com sede em Birsfelden, um dos bairros de Basel, fabricante de obras de muitos designers de móveis de renome internacional. Vitra, também, é conhecida pelos trabalhos de arquitetos notáveis ​​que têm suas instalações na cidade de “Weil am Rhein,” a 30 minutos de carro de Basel, mas que já fica na Alemanha. Portanto, passaporte na mão se desejar conhecer a empresa. Lá também está o Vitra Design Museum.


Construída por volta de 1900, a casa da caldeira com sua torre diferenciada é hoje a sede da LISTE, parte da ArtBasel, acima. A feira voltada para a arte jovem, abrange os espaços SUD, Cantina Don Camillo e Kulturbeiz 113. E, também oferece espaço para uma grande variedade de projetos culturais.

Goetheanum, Basel
Esse é o Goetheanum, centro mundial do movimento antroposófico. ( Acervo Pessoal)

"O Goetheanum, localizado em Dornach, no cantão de Solothurn, é o centro mundial do movimento antroposófico. O edifício foi projetado por Rudolf Steiner e recebeu o nome por causa de Johann Wolfgang von Goethe. Tem duas salas de espetáculos com 1.500 lugares, galeria e espaços para palestras, biblioteca, livraria e áreas administrativas da Sociedade Antroposófico.


Herzog de Meuron é o escritório de Arquitetura mais famoso de Basel e também do mundo. Aliás, o seu escritório fica no mesmo bairro onde moro.

Basel, Suíça
Sede do escritório do Herzog de Meuron de frente para o rio Reno. (Acervo Pessoal)

Aqui, abaixo, outra obra de Herzog de Meuron: o prédio mais famoso de Basel que abriga o HQ (quartel general) da Roche farmacêutica.

A torre foi desenhada para parecer uma pilha de livros. Meu marido trabalha na Roche. Ele trabalhava no prédio antigo antes da torre que agora está temporariamente desativada por causa do Covid-19. Os empregados estão trabalhando de casa.

A Roche em Basel emprega pessoas de 90 diferentes nacionalidades. Poderia ser chamada facilmente de 'Torre de Babel.


Me aguardem. Vou procurar trazer as novidades, o jeito de viver e de lhe dar com a pandemia de Basel. Boas novas: a primavera está chegando.


Continuem a seguir nosso time também no Facebook e no Instagram.

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page