top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

Brasil e Portugal: uma só língua e muitas diferenças


Monumento aos Descobrimentos, Lisboa, Guiga Soares
O Monumento aos Descobrimentos, Lisboa, inaugurado em 1960 à beira do rio Tejo ( Foto: Guiga Soares)

Lisboa e Rio, Portugal e Brasil, são mais semelhanças do que imaginamos. E, diferenças também, é claro, algumas até engraçadas. São elas que vem construindo o charme dessa ligação há mais de 500 anos. O que parece engraçado para os brasileiros é comum para os portugueses. O que parece engraçado para os portugueses é comum para os brasileiros. E, segue o baile.

Na nossa “Live” de segunda-feira, 18, no Instagram do “Do Rio pra cá” com a Guiga Soares fiz uma lista de palavras, hábitos do dia a dia e situações comuns em terras lusitanas. Deixo aqui por escrito algumas delas. Veja aqui embaixo.


1. NAS GASOLINEIRAS

Nós lavamos nosso carro. Custa 2 euros. Leva 4 min para enxaguar, colocar sabão e secar. O sistema é de alta pressão. Óbvio que nunca consigo gastar só 2 euros. Geralmente gasto 4. Mas, já gastei mais. Estou aprendendo a me virar com o carro.

Aspirar o carro custa 1 euro e 4 minutos também para o serviço total. É uma ginástica! Não acho nunca posto de gasolina para encher os pneus. Ou melhor, gasolineira: é assim que se chama por aqui posto de gasolina!

Aqui, nós mesmos colocamos a gasolina no carro. Sem essa de frentista! Eu odiava quando não encontrava um carinha no posto. Hoje, acho a melhor coisa. É muito mais rápido.

Diesel chama-se gasóleo. Já tive amigas que alugaram carro e puseram o combustível errado. Lógico que o carro parou! Problema na certa!

Existe posto de gasolina low cost e postos de gasolina que são dos mercados. Esses têm descontos para quem usa o mercado. Eu uso o “Elefante Azul”, um posto low cost. Não faço ideia o porquê deste nome. Assim temos: Gasolineira Auchan, Gasolineira Intermarché, Galp do Continente, todos grandes mercados.


2. NAS COMPRAS

Esses grandes mercados permitem que a gente possa passar o dia neles. Têm de tudo. Até livros. Têm a garrafeira que vende vinhos, espumantes. Têm o talho que vende as carnes. Seria o açougue no Brasil. Têm também as parafarmácias: farmácias que vendem remédios sem receitas e aqueles cremes que amamos no Brasil, que custam os olhos da cara aí e poucos euros aqui.

3. NO PEQUENO ALMOÇO


No pequeno almoço, ops, no café da manhã, tomamos o café com leite no Brasil, não é? Aqui, tomamos o sumo de laranja, uma sandes (um sanduíche) e um café. O café pode ser na chávena escaldada, ou seja, servido na xícara muito quente. Pode ser um café expresso que seria o café normal daqui ou um café curto ou um italiano. Esse vem com pouquinho café.

Pode ser também o café cheio que vem em uma xícara completa de café ou um café duplo - meu favorito – que é como se fosse duas vezes o expresso. Tem também o café abatanado que é colocado na xícara de chá que nem o duplo, porém é o café expresso com mais água na mesma quantidade de café. Fica um café meio sem graça, meio aguado.

Há outros tipos: o meia de leite (café com leite servido na xícara de chá), o galão (café com leite servido no copo), o café carioca (café fraquinho), o pingado (servido em uma xícara de café com bastante leite e pouquinho de café). E, depois de escolher um desses, provavelmente, o português tomará um café expresso pra terminar o pequeno almoço. Haja opções. Por isso que muito turista fica perdido.

Por aqui, apurei meu hábito do café. Gosto muito. Cafezinho entre as arrumações da casa, por exemplo. Sempre! Tô no país certo. Uma cafeteira em casa é pouco. Tem que ter a cafeteira do café expresso, a cafeteira comum e o saco também...para os mais idosos!


4.EM CASA

Bimby
Meu robô na cozinha: ninguém vive sem ele ( Foto: Divulgação)

Em Portugal, os apartamentos não têm tanque. A roupa é lavada e secada na máquina ou as pessoas levam as roupas para a lavanderia. O aspirador de pó é item essencial. Todo mundo tem. Nada de vassouras. Custa pouco aspirar a casa.

Papel higiênico é dentro do vaso sanitário que aqui se chama sanita. Nada de cesta pra jogar papel sujo. E, por falar em arrumação, atenção, no banheiro e na cozinha não tem ralo, ok? Nada de jogar água. Aqui, a gente precisa ser econômica. Pano molhado e só! Pano???? Onde tem para comprar? Pois é, não tem. Trago do Brasil pano de chão. Aqui, usa-se a esfregona para limpar a cozinha e o banheiro...raiva disso! Ah, se pedirem para você acionar o autoclismo, é a descarga, ok?

Sabe o que é Bimby? Todo mundo tem. Quem não tem, vai comprar! É uma pequena fortuna, porém, ela ajuda a fazer TODAS as refeições para a família. É uma panela maravilhosa. Nesse link, você pode conhecer um pouco mais sobre o meu robô predileto.

E, assim, vou seguindo minha vida por aqui em Portugal. E, cada vez mais apaixonada pelo país. Essas diferenças são as que fazem graça e trazem alegria para gente. Lá se vão quase 3 anos aprendendo um pouquinho a cada dia, a cada ida ao mercado, a cada pessoa nova que conheço.

Continue seguindo o nosso time. Sempre temos histórias, experiências e descobertas para contar. Acesse também o Instagram e o Facebook.

89 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page