• Ana Maria Villaça

4 lugares que eu amo em Lisboa

Atualizado: Fev 23


Castelo de São Jorge ( Foto: Ana Maria Vilaça)

Hoje, vou contar para vocês sobre alguns lugares que sempre vou, aqui, em Lisboa. Desde que vim morar em Portugal, estou sempre procurando conhecer mais e mais da terrinha.

Como são muitos lugares legais, neste texto falo apenas da parte cultural. Assino embaixo de algumas dicas que estão aqui também.


Exposição no museu da Fundação Calouste Gulbenkian (Foto: Divulgação)

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


Sem dúvida, este é um dos meus lugares favoritos em Lisboa. Aqui, temos arte, cultura, exposições, biblioteca de artes, loja, livraria e, também, um belo jardim que está aberto todos os dias até o por do sol.


A Fundação Calouste Gulbenkian está situada no centro de Lisboa junto à Praça de Espanha. Foi criada em 1956 por testamento do filantropo Calouste Sarkis Gulbenkian de origem armênia. Ele faleceu em 1955 em Lisboa. Vale dizer, que é possível chegar de metrô até o local.


O belo jardim da fundação (Foto: Divulgação)

Suas atividades são desenvolvidas desde a sede, aqui, em Lisboa. Tem delegações em Paris e em Londres. E, conta com intervenção através de apoios a partir Portugal em ações nos países africanos de língua oficial portuguesa, no Timor-Leste e, também, em comunidades armênias.


Vista aérea do CCB, Centro Cultural Belém às margens do Rio Tejo (Foto: Divulgação)

CENTRO CULTURAL BELÉM


Um dos centros culturais mais bonitos que conheço é o CCB. No local tem de tudo: teatro, ópera, dança, exposições, conferências, cafés e debates. Uma observação para a arquitetura do grande auditório. É um lugar muito bonito!


O grande auditório é o exemplo do espetacular projeto do arquiteto português Manuel Salgado. (Foto: Ana Maria Vilaça)

O CCB, Centro Cultural Belém, foi concebido inicialmente para ser sede da presidência portuguesa da União Europeia. Em 1993, após o fim da presidência portuguesa, o espaço passou a ser um centro cultural. O projeto é do arquiteto português Manuel Salgado e do consórcio do também arquiteto italiano Vittorio Gregotti.


Por cima da LX Factory, a ponte 25 de Abril (Foto: Guiga Soares)

LX FACTORY


Localizada na zona do bairro de Alcântara, LX Factory é um complexo de lojas, escritórios, bares e restaurantes construídos nas dependências de uma antiga área industrial. São cerca de 23 mil m². É um dos lugares mais legais para visitar.

Adoro essa visita à Livraria Ler Devagar dentro da LX Factory. (Foto: Ana Maria Vilaça)

Lá funcionou, a partir de 1846, a Cia da Fiação e Tecidos Lisboense, que chegou a ser um das mais importantes do setor têxtil. No local, também, funcionou a tipografia Anuário Comercial de Portugal, a Gráfica Mirandela e a Cia Industrial de Portugal e Colônias.


Essa área parece que ficou por muitos anos isolada do restante da cidade. Hoje, é um local onde moda, arte, gastronomia, música, literatura e muita gente jovem se reúnem. E, por cima, ou lado, a ponte 25 de abril. Só a visita ao local já é um passeio e tanto.

A Sonaira esteve por aqui e fez um vídeo pra gente.




Aos domingos, há uma feirinha com peças artesanais, vintage e muita novidade, a LX Market.


Salão de livros da linda Livraria Bertrand Chiado ( Foto: Ana Maria Vilaça)

LIVRARIA BERTRAND CHIADO


Se você é amante dos livros como eu, aqui, é o seu lugar. A livraria está localizada na Rua Garret, 73 no Chiado, bem no coração de Lisboa. Foi frequentada por grandes intelectuais portugueses, como Eça de Queirós, Ramalho Ortigão e Alexandro Herculano. Em 2010, recebeu do Guiness World Record o título de "os mais antigos livreiros em atividade".


A esquina e a fachada da livraria fundada em 1732 ( Foto: Divulgação)

A Bertrand é a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Foi fundada em 1732 por Pedro Faure na rua Direita do Loreto. Depois do grande terremoto de 1755, seu genro, que dirigia a livraria à época, a instalou junto à capela de Nossa Senhora das Necessidades. Dezoito anos depois, em 1773, a livraria regressou ao local.


Nas próximas semanas, estarei postando mais dicas de lugares que amo em Lisboa, aqui, em Portugal


Continuem nos acompanhando por aqui, no Facebook e no Instagram

Até mais!

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle