• Sonaira D'Ávila

Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos


Melchior, Balthasar e Caspar, os 3 Reis Magos, quem diria, foram parar na Alemanha. Sem eles a magnífica Catedral de Colônia não existiria e a cidade não teria se tornado um lugar de peregrinação às margens do rio Reno.


Estive em Köln / Colônia em 2014. Fiquei impactada com a sua monumental catedral. Gosto de história e lá foi eu atrás dela. Sempre que o dia de Reis, 6 de janeiro, chega me lembro desse passeio.


Vamos imaginar a cena. Rainald von Dassel, confidente mais próximo do imperador Friedrich Barbarossa e arcebispo de Colônia, veio de Milão em 23 de julho de 1164 com um grande séquito. Trazia uma carga “roubada” e partes de esqueletos, entre outras coisas que foram declaradas como pertencentes aos sábios do Oriente, os 3 Reis Magos. Dá para imaginar o rebuliço que causou a chegada desses "supostos" restos mortais em Colônia há 858 anos?

GOLPE DE MARKETING MEDIEVAL?

Muitos historiadores discutem a veracidade dessa carga preciosa. Mas, todos concordam que como essa história de relações públicas medieval, foi, sem dúvida, uma história de sucesso total a curto e longo prazo.


A repercussão foi tão grande que virou costume para os reis alemães, que após a coroação e entronização no trono de Carlos Magno, fizessem uma peregrinação de Aachen a Colônia. Lá, prestavam homenagens e demostravam respeito aos 3 Reis Magos.


E isso, claro, fez com que Colônia se transformasse em um destino de peregrinação para os fiéis. O fluxo de peregrinos cresceu tanto que a modesta igreja de Colônia se tornou pequena diante da fama dos 3 Reis Magos. Concluída em 1880, a atual Catedral de Colônia (Kölner Dom) se tornou um local de peregrinação muito importante e visitados da Alemanha.

A MAGNÍFICA CATEDRAL DE COLÔNIA

Considerada uma das atrações turísticas mais importantes da Alemanha, é um monumento de dimensões bíblicas. É Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1996 pela Unesco. Segundo o historiador de arte Helmut Fußbroich "... a torre do telhado está anexada à catedral gótica logo acima do cruzamento e tem uma estrela dourada nesta estrela diz é aqui que os três reis chegaram, assim como a história contada com Belém" .


Entre os anos de 1190 e 1220, o maior relicário da Idade Média em honra dos 3 Reis Magos foi erguido em ouro e pedrarias dentro da catedral. (foto abaixo).

A construção de estilo gótico passou por diversos momentos e por quase trezentos anos as obras da catedral ficaram paradas só retomando em 1880. Com seus mais de 157 metros de altura, a catedral de Colônia, Kölner Dom, é a segunda mais alta da Alemanha e uma das 10 mais altas do mundo. Tem 6.900 m² de área no total incluindo cinco naves e sete capelas. A catedral tem 10 mil m² de vitrais coloridos espetaculares.

A catedral de Colônia ou como é conhecida na Alemanha , Kölner Dom, é um dos locais que mais me impressionaram nesses meus anos de viagens por aí. É um colosso!


Não deixem de nos seguir pelo Facebook e pelo Instagram também.




57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo