top of page
  • Foto do escritorMônica Marks

Escócia, terra do whisky


Viajei para a Escócia, terra do meu marido, há poucas semanas. Foram dias corridos. Mas, deu para curtir. A antes de mais nada, é bom dizer que a Escócia não é a terra do whiskey. Esse é irlandês. Escócia é o local do famoso whisky (scottish) e também do haggis.

“O que é isso, Mônica?” Vamos lá. A maior parte das pessoas faz cara de nojo quando ouve falar sobre o haggis. É um prato escocês preparado com coração, fígado e pulmões de ovelha mais ervas e flocos de aveia. É até bem saudável se você não come muito. Quem curte comer linguiça ou salsicha vai gostar do haggis. Na foto acima, dá para perceber a textura da comida.


Visitamos Edinburgh e seu famoso castelo. Muita história de séculos e séculos para conhecer nos nossos poucos dias. E, claro, que não podíamos esquecer de ver o conhecido tocador da gaita de fole e apreciar esse som tão característico do país.


Fomos também visitar St. Andrews, a pequena cidade do meu marido. Infelizmente, o lugar onde ele nasceu foi fechado. Iria se transformar em um hotel, mas o empreendedor faleceu.

O prédio estava todo cercado, mas entramos assim mesmo. Ele queria checar de pertinho o local do seu nascimento. Ele foi adotado aos 6 meses de idade. Um detalhe para quem não sabe. A Escócia era extremamente religiosa e não permitia filhos fora do casamento. Quando ele veio ao mundo a mãe tinha somente 16 anos e não era casada.


O ponto mais famoso de St. Andrews - além da universidade em que o príncipe Williams estudou e conheceu Kate Middleton - é o campo de golfe considerado o mais antigo do mundo. O esporte é praticado nas terras escocesas há mais de 600 anos.

No final de semana em que lá estivemos, aconteceu um campeonato no qual participaram os maiores nomes do golfe profissional, além de pessoas mundialmente famosas como o campeão de surfe Kelly Slater (foto acima), Huey Lewis, cantor norte-americano, Peter Jones artista inglês da banda “Dragon's Den” e Rutherford das bandas “Michel & the Mechanics” e “Gênesis”.

O ator Bill Murray iria jogar mais tarde, mas não pude ficar. O espaço é magnético. Havia turistas do mundo inteiro e estudantes para dar o lado informal e animado da cidade.

Uma curiosidade bastante interessante: mingau de aveia é outra comida muito famosa na Escócia. É o melhor café da manhã depois das doses de whisky e de uma noitada. O da foto acima foi apreciado nesse hotel (foto abaixo) perto da cidade portuária de Oban onde dormimos por uma noite. O hotel faz parte da rica história escocesa e é magnífico.

Com cerca de 9 mil habitantes, Oban tem uma das mais famosas destilarias de whisky. A "Oban Destillery" foi fundada no final do século 18.


Até a próxima!

Fotos: Acervo Pessoal / Mônica Marks



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page