• Sonaira D'Ávila

Feriado prolongado de Pentecostes anima alemães da Bavária

Atualizado: Jun 2


A cidade de Rotemburgo, Bavária, num dia iluminado de primavera e de férias (Foto: Pixabay)

É tempo de feriado prolongado na Alemanha. O feriado de Pentecostes, comemorado no dia 31 de maio, leva os alemães para as ruas e estradas. Aproveitando o tempo bom, os alemães começam a desfrutar suas férias, ainda dentro do processo de desconfinamento. O país só abrirá as fronteiras a partir do dia 15 de Junho.


O feriado de Pentecostes é tradicionalmente um tempo para viagens e passeios na Bavária. Em anos anteriores, é quando começam as férias escolares. Mas, no ano de 2020, ano do novo coronavírus, as férias serão diferentes, definitivamente.


É TEMPO DE PFINGSTFERIEN (FÉRIAS DE PENTECOSTES)


No domingo e na segunda-feira após o feriado se comemora o Pentecostes (Pfingsten) - Pfingstfeiertage. “Pentecostes” é o nome grego para um festival conhecido no Antigo Testamento como a "Festa das Semanas" e significa “quinquagésimo”. É uma celebração religiosa cristã, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.


O Espírito Santo é representado no Pentecostes, tradicionalmente, como uma chama ou língua de fogo acompanhado de vento forte. A pomba branca é um símbolo comum do Espírito Santo que é a terceira unidade da Santíssima Trindade.


O que devemos aprender disso? O que se sabe é que a festa de Pentecostes tem seus primeiros registros na tradição hebraica. Era chamada de Shavuoth (semanas) já que se passavam 7 semanas entre o dia seguinte à Páscoa até o quinquagésimo dia. Vem de uma tradição agrícola de celebrar o início da colheita depois de um longo inverno. Os agricultores davam “ Graças" a Deus pelo o que colhiam.

UM FERIADO IMPORTANTE NA ALEMANHA

Campos da Bavária ( Foto: Pixabay)

Essa data na Alemanha marca o primeiro fim de semana prolongado (sábado, domingo, segunda) dos dias mais quentes de primavera. É claro, que vem acompanhado de engarrafamentos e abertura dos Biergarten, espaços para degustar as famosas cervejas alemães.

Na Alemanha, as férias escolares não acontecem ao mesmo tempo, exatamente, para diminuir esses engarramentos e não tornar inviável a visita aos espaços de lazer. Em alguns estados, o feriado de Pentecostes se estende por uma semana, como em Hamburgo e em Sachsen-Anhalt. Em outros, chega a durar até duas semanas, como em Baden-Württemberg, Berlin ou, aqui, na Bavária, que vai de 2 a 13 de junho.


Essa região é de muitas fazendas que comemoram o feriado com festas tradicionais (Foto: Pixabay)

É um feriado de peso especialmente na Bavária quando acontecem várias celebrações tradicionais. No domingo, realiza-se o Pfingstochse nas regiões montanhosas, um costume antigo que faz parte do Pentecostes. Esta é ainda uma região de fazendeiros.


Nesta região entre os Alpes, as tradições foram incorporando diversas “crenças” e costumes desde as festas pagãs e celtas até as cristãs. Nesse dia geralmente, o gado era conduzido, pela primeira vez, do pasto para uma procissão pela aldeia ou pequenos Dorf. O animal mais forte é decorado com flores, fitas, sinos e palha.


Um costume antigo é o de abate do bois para alimentos Pentecostal. Possivelmente, era um sacrifício para a expulsão dos espíritos do mal do inverno que acontecia na noite de domingo de Pentecostes. Mas muitas festas e eventos foram cancelados. Será que teve churrasco esse ano nas aldeias?

FASE DE TRANSFORMAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Pedindo que o Espírito Santo nos ajude a enfrentar esse difícil ano de 2020 ( Foto: Pixabay)

Os símbolos usados pelos cristãos, pelos judeus ou pelos povos pagãos nos falam da importância de agradecer, de "religar". Falam de tempos para nos transformarmos em homens novos. E, da importância e da urgência da empatia e de um coração misericordioso para com todos que nos cercam. Ensinam aquilo que nos irmanam. Nos ajudam a enxergar uma comunicação sem fronteiras e um Deus plural. Nos mostram as leituras religiosas que se amalgamam transmitindo as mesmas mensagens.

Mais do que nunca, o nosso tempo exige a necessidade de nos abrirmos ao Espírito Santo, seja qual for a nossa crença. E, ainda mais nesse ano de 2020 e da pandemia que assolou o mundo inteiro. É feriado, mas é tempo também de oração pelo mundo e por nós todos!


Então, Veni, Sancte Spiritus!


Ou como se diz por aqui:

Ich wünsche Dir ein Gesegnetes Pfingstfest ( Eu te desejo um abençoado Pentecostes)


Quer acompanhar nossas histórias pelo mundo? Então. passa lá na nossas páginas no Facebook e no Instagram

#Alemanha #SonairaDÁvila #Pentecostes #Pfingsten #EspíritoSanto

159 visualizações

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle