top of page
  • Cristiane Ballard

O melhor de Niterói - MAC, o meu cantinho

Atualizado: 6 de fev. de 2021


Sou uma pessoa que ama viajar e conhecer lugares novos já que esse movimento me traz uma imensa felicidade. Muitas vezes, porém, o trabalho, a falta de grana ou até mesmo a correria do dia-a-dia nos limita um pouco e as viagens vão ficando mais espaçadas. É nesse momento que o olhar precisa trabalhar. Quantas e quantas vezes nos fascinamos tanto com lugares que ficam a quilômetros de distância e nos esquecemos que pertinho de nós pode ter um lugar maravilhoso? É só olhar ao redor e encontrar esses cantinhos especiais. Eu posso te assegurar que eles existem! O melhor de Niterói - MAC é um desses.

O meu lugar maravilhoso está localizado em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, e se chama MAC, o Museu de Arte Contemporânea da cidade. Aquele lugar que mistura arte, arquitetura, um visual belíssimo, boa gastronomia e que traz uma paz enorme ao meu coração.

1-A arquitetura de Niemeyer e as belezas naturais

A arquitetura de Niemeyer e as belezas naturais

Foto: Cristiane Ballard

Antes de falar um pouco mais sobre o meu recanto Niteroiense é interessante saber um pouquinho sobre a cidade onde ele se localiza. Niterói data do fim do século XVI e sua história se inicia com o famoso personagem do lugar: Araribóia. Hoje, com quase 500 mil habitantes, a cidade sorriso atrai pessoas por causa de suas belas praias e lugares com vistas deslumbrantes como o caso do Parque da cidade e da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Para saber um pouco mais sobre os lugares turísticos de Niterói o site www.neltur.com.br é o lugar!

2-A Praia de Camboinhas tem 2.600m de extensão e é deslumbrante

A Praia de Camboinhas tem 2.600m de extensão e é deslumbrante

Foto: Lia Ballard

Foi no ano de 1996 que o Museu de Arte Contemporânea foi inaugurado e hoje pode-se dizer que é o símbolo da cidade de Niterói. O arquiteto responsável por dar vida ao museu foi Oscar Niemeyer e, segundo o site da Neltur, seu formato futurístico é considerado uma das sete maravilhas do mundo em museus pela mídia especializada. Todo esse encanto arquitetônico vem acompanhado da beleza da Baía de Guanabara e também das belezas naturais tanto de Niterói quanto da cidade do Rio de Janeiro. Sabe aquela visão de tirar o folego? Essa mesmo!

3 – Vista do pátio do Museu de Arte Contemporânea

Vista do pátio do Museu de Arte Contemporânea

O interessante desse museu é que a área externa já é uma atração! O pátio fica aberto diariamente das 8h às 19h e não é necessário pagar para ter acesso a ele. É um lugar maravilhoso para colocar os pensamentos em dia olhando a vista, treinar as habilidades fotográficas e tirar fotos deslumbrantes do local ou até mesmo papear com um grupo de amigos tendo um lindo cenário ao redor.

Outro programa interessante é conhecer o restaurante. O Mac Bistrô mistura sabores brasileiros com a culinária contemporânea internacional e é interessante para diversas ocasiões. Eu, particularmente, sou apaixonada pelo café da manhã do local! Nada melhor do que começar o dia com uma vista tão maravilhosa. Para fazer sua reserva é só ligar para os números: (55 21) 2629-1416/ 2719-9690.

4 – Mac Bistrô

Mac Bistrô

5 – Paisagem vista de uma das mesas do Mac Bistrô

Paisagem vista de uma das mesas do Mac Bistrô

Uma boa dica é visitar o MAC as quartas-feiras já que nesse dia a entrada para o museu é gratuita, mas mesmo nos outros dias a entrada é bem acessível já que o valor do ingresso para o museu é de R$10. O MAC fica no Mirante da Boa Viagem no bairro da Boa Viagem em Niterói e os telefones para contato são (55 21) 2620-2400 / 2620-2481.

Nada melhor para terminar esse texto do que dois pensamentos do Oscar Niemeyer que se encontram na parede da entrada do museu. O primeiro é sobre a beleza do local e sobre o formato da construção: “O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.” Já a segunda é sobre sentimento e empatia: “E senti que o museu seria bonito e tão diferente dos outros que ricos e pobres teriam o prazer em visita-lo.”

Espero que o meu cantinho em Niterói possa ser uma boa dica, mas a mensagem mais importante que eu quero deixar com esse texto é que devemos sempre encontrar um cantinho especial por perto e mostrá-lo por ai. Como já dizia Ribeiro Couto: “Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma.”

Cristiane Ballard no MAC

Cristiane Ballard é muitas em uma só! Comunicóloga, jornalista, artista, escritora, professora, profissional de marketing e amante de viagens. Nascida do outro lado da Baía de Guanabara, sonha em conhecer o mundo e explorar cada momento que a vida proporciona.

E continue acompanhando nosso blog e curte nossa página no Facebook e Instagram.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page