top of page
  • Foto do escritornaravidal

O que fazer em Lisboa em apenas 24 horas

Atualizado: 28 de dez. de 2019


As melhores atrações de Lisboa para quem tem pouco tempo.

O que fazer em Lisboa em apenas 24 horas pode soar como um desafio para cobrir as principais atrações turísticas da capital portuguesa. Na última vez que visitei Lisboa, tive mais de cinco dias para explorar em detalhe cada esquina dessa cidade vibrante e colorida. Desta vez, a caminho da cidade medieval de Óbidos onde ocorre o Folio festival internacional de literatura, Lisboa foi apenas uma parada.

Meu quarto no Hotel Porto Bay Marques

Depois de duas horas meia de voo e relativamente cansada, deixar o hotel foi quase impossível. Eu me hospedei no encantador Hotel PortoBay Marques na Rua Duque de Palmela, e sair de lá com todo seu conforto, interior calmo e moderno, staff muito simpático, foi bastante penoso.

Mas Lisboa chama e tendo apenas um dia para rever ou ver a cidade, tracei um itinerário que cobre pontos importantes e significativos da capital.

Pedras Portuguesas

Um hotel central é uma ótima dica. Por mais sedutor que possa ser se hospedar num canto menos turístico, habitado exclusivamente por lisboetas e fora do eixo de passeios mais óbvios, com poucas horas para visitar a cidade, uma localização conveniente e próxima dos pontos turísticos faz toda a diferença.

PortoBay Marques é uma excelente opção. Com quatro estrelas oferece charme e um terraço fantástico com uma pequena piscina e um restaurante delicioso cujo menu é criação do renomado chef João Espírito Santo. O hotel é situado perto da Avenida da Liberdade, endereço de marcas luxuosas como Gucci, Yves Saint Laurent, Maxi Mara.

Fachadas de azulejos

Mas se ir às compras não está na sua lista de prioridades, ainda assim vale o passeio pela bela avenida arborizada e com prédios de fachadas deslumbrantes com azulejos encantadores. Pontuada por cinemas e teatros, siga a avenida até a Rua Augusta, exclusiva para pedestres e com excelentes cafés, restaurantes e lojas portuguesas.

Nara na Praça do Comércio

Praça do Comércio vem em seguida depois dos belos arcos da rua que revelam então, o espaço amplo e belíssimo da praça que deságua no Rio Tejo. Às margens, turistas se encantam com bandas de jazz que enchem de arte aquela parte da cidade.

Bondinho amarelo

No caminho de volta, siga em direção à Avenida Liberdade novamente até encontrar, à esquerda, a Calçada da Glória, onde os charmosos bondinhos amarelos de Lisboa esperam turistas e locais para leva-los ladeira acima até a colina de São Roque, onde uma vista espetacular é a recompensa. Um pequeno mercado com barraquinhas expõe souvenirs e artesanato português.

A deslumbrante igreja de São Roque fica a apenas alguns passos do mercado. Não se engane com a fachada neutra do seu prédio. No seu interior altares cobertos de ouro caracterizam a igreja de São Roque como uma das mais ricas do país.

Estátua de Fernando Pessoa

Saindo da igreja de São Roque, siga adiante e desça em direção à área boêmia do Chiado até a praça Luís de Camões. A poucos metros dali, A Brasileira Café, um ponto elegante para pedir uma “bica” (café), é também onde fica a estátua do famoso poeta português Fernando Pessoa. Sente-se ao lado dele e registre esse momento literário!

Seguindo adianta, à direita, visite a livraria mais antiga de toda a Europa. Betrand é o paraíso dos leitores com títulos em várias línguas, além da sua História rica e fascinante.

Pastéis de Belém

Depois de tanto andar, você merece relaxar em um dos lindos cafés da área e provar um pastel de Belém, especialidade portuguesa. No entanto, você está avisado: um pastel nunca é o suficiente.

1 dia em Lisboa:

  • Avenida da Liberdade

  • Praça do Comércio e Rio Tejo

  • Calçada da Glória com seus charmosos bondinhos amarelos

  • Colina de São Roque e mercadinho de rua

  • Igreja de São Roque

  • Estátua de Fernando Pessoa e Café A Brasileira

  • Livraria Bertrand, a mais antiga da Europa

Livraria Bertrand, a mais antiga da Europa

Não saia de Lisboa sem provar:

  • Pastel de Belém

  • Bolinhos de Bacalhau

  • Vinho verde (Os melhores do mundo são feitos em Portugal.)

Deu pra perceber que a cidade merece ir além do que fazer em Lisboa em apenas 24 horas. Então, minha principal dica é passar ao menos cinco dias nessa cidade extremamente charmosa, cultural e cheia de vida. Lisboa dá a impressão de ser um pedaço do Brasil e lá nos encontramos e nos estranhamos. Uma das cidades mais bonitas da Europa.

Quer mais dicas? Continue acompanhando nosso blog e curte nossa página no Facebook e Instagram.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page