• Sonaira D'Ávila

Outono dourado na Alemanha


Goldener Herbst, assim podemos chamar essa época do ano: outono dourado na Alemanha.

As temperaturas ainda oscilam. Tem dia que está 2 graus pela manhã e em outros 18. E, tem noite, que chega a 1 ou 0 grau. Coisas do outono.


Aos poucos, natureza vai se preparando e também nos preparando para o frio do inverno que chega no mês que vem. Já, já vamos ver os termômetros com graus negativos. A neve vai aparecer. O vento vem para fazer companhia. A paisagem vai mudar. Enfim, parte do ciclo da vida.


Por aqui, neste cantão da Bavária bem coladinho nos Alpes, o programa preferido é wandern, caminhada em alemão. Ainda mais quando, como disse, as temperaturas ainda estão amenas para o padrão da Alemanha. Caminhar, caminhar e aproveitar estes dias dourados ao ar livre. O melhor é sair por ai descobrindo lugares únicos.


O povo alemão curte caminhar e correr. Tanto que sapatos, sandálias, tênis e produtos para cuidar dos pés existem em abundância em qualquer supermercado ou farmácia. Por essas bandas, também é bem comum ver pessoas, independentemente da idade, usando os poles. São bastões como os usados para esquiar que ajudam na condução e no ritmo da marcha.


DIAS DOURADOS NA FRONTEIRA COM A ÁUSTRIA

Tem um passeio bem legal, aqui pela a região onde estou, para aproveitar este dias lindos: ir até o outro lado da fronteira na Áustria. Lá é possível visitar uma garganta dentro de um desfiladeiro com muita água. O desfiladeiro Seisenberg, localizado em Weissbach perto Lofer, um munícipio que pertence a Salzburg. Contam os livros que sua existência data de 12 mil anos bem no final da idade do gelo. Já falei sobre esse passeio. Está aqui nesse link. Nunca é demais lembrar dele de novo.


No ano 1831, os lenhadores construíram um caminho com 600 metros de comprimento para levar água até um antigo moinho. Nos anos seguintes, o caminho foi estendido e reformado. Hoje em dia, é possível visitar este monumento natural por cerca de uma hora.


Conhecida como a porta de entrada para o Parque Natural Weissbach, Seisenberg Klamm serve como um ponto de partida para muitas belas caminhadas e alguns mergulhos nas águas cristalinas e geladas do Weissbach pra quem não tem medo de água fria.


O DOURADO NA PAISAGEM DE MANNHEIM

Mannheim, Alemanha, Guiga Soares
As árvores douradas das ruas de Mannheim. (Foto: Guiga Soares)

Os tons que vão do dourado claro até o mais escuro colorem a paisagem alemã de ponta a ponta do país. Guiga Soares, que passou uma temporada no estado de Baden-Würtemberg no sudoeste do país, enviou essas imagens que também ilustram o texto.

As árvores em Mannheim, cidade com mais ou menos 300 mil habitantes, também se enfeitam de dourado nesses dias de outono. Estão espalhadas por todos os diferentes espaços urbanos.

Mannheim, Alemanha, Guiga Soares
O dourado das folhas invade a paisagem em frente aos prédios em Mannheim. ( Foto: Guiga Soares)

Daqui a pouco, as árvores se despem desse tom. Ficam nuas para passar o inverno. Voltam a se enfeitar somente com o anúncio da chegada da primavera. Mais um ciclo da natureza que se renova. Enxergo tudo isso como uma lição. A nossa vida também se renova de tempos em tempos.


Continue a nos seguir também no Facebook e no Instagram.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo