top of page
  • Foto do escritorSoraia de Melo D'Ávila

Vacinada na Suécia


Nesse último sábado, 22, foi o meu dia de receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Posso dizer que agora já faço parte das estatísticas europeias de vacinação. Enfim, vacinada na Suécia onde vivo há alguns anos. Num post anterior, contei sobre as cerejeiras em flor em Estocolmo.


De acordo com Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, European Center for Disease Prevention and Control), a Suécia foi considerada um dos países europeus mais avançados no que diz respeito à vacinação. Até agora, 40,4% da população sueca com mais de 18 anos já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O país fica atrás de Malta ( 57,4% ), Hungria (56,5% ), Islândia ( 52,4% ) e Alemanha ( 44,3%).


O governo sueco dividiu a vacinação em 4 fases de acordo com a idade e as prioridades. Por hora, o processo está seguindo em um ritmo muito bom. Estamos na fase 4 o que significa que pessoas que nasceram antes de 1976 já podem ser vacinadas.

Centro de Vacinação, Estocolmo, Suécia
Centro de vacinação em Estocolmo. ( Foto: Acervo Pessoal)

Fiz o meu agendamento pela Internet, o que foi fácil. Eles recomendam que as pessoas cheguem entre 5 e 10 minutos de antecedência para evitar aglomeração. Cheguei no centro de vacinação na hora marcada e não enfrentei nenhuma fila. Tudo foi muito rápido. Depois de ser vacinada tive apenas que esperar 15 minutos. É o recomendado m caso haja alguma reação à vacina. Agora, é esperar a segunda dose que será entre 6 e 9 semanas.


É bom lembrar que a Europa está programando para esse verão usar o passaporte verde ( green pass) que mostra o histórico de vacinação dos turistas. Seria uma forma de controlar a entrada e circulação nos países europeus. Por hora, esse passaporte ainda não recebeu a concordância e o formatos finais. Os debates e estudos prosseguem.


Vacinas como Pfizer, Moderna e Oxford AstraZeneca são aceitas dentro do bloco europeu. A CoronaVac está fora da lista aguardando as análises finais do Centro Europeu de Controle de Doenças.


Não deixe de seguir nosso time também pelo Facebook e pelo Instagram.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page