• Sonaira D'Ávila

A ilha das Mulheres no Chiemsee, Alemanha

Atualizado: 22 de Set de 2019


Um tesouro delicado-Frauenchiemsee.

Depois que eu e minhas 17 brasileiras fizemos a clássica visita ao Herreninsel/ ilha dos Homens e ao Neues Schloss Herrenchiemsee, o Palácio novo de Herrenchiemsee, partimos rumo a Ilha das Mulheres no Chiemsee, Alemanha. Frauenchiemsee ou simplesmente Fraueninsel, a segunda maior ilha no lago de Chiemsee com 300 habitantes.

Foto Ana Márcia

Por aqui se anda a pé, não entram carros e só se chega de barco nesta intimista ilha que mede apenas 300 metros de largura e 600 metros de comprimento. Ela é o oposto da Ilha dos Homens/ Herreninsel- pequena, acolhedora, descontraída, singela e intensa.

Nela tem um mosteiro Frauenwörth que convive bem com a colônia de artistas e ocupa cerca de um terço da área total. LINDINHA!!! A ilha é uma das principais atrações turísticas da Chiemsee. Tudo aqui é produzido pelas freiras. É uma cominação perfeita de fonte de poder espiritual, educação de adultos moderna, paisagem encantadora e idílica com o Frauenwörth no Chiemsee.

Kloster Frauenwörth

O mosteiro foi fundado pelo Duque da Bavaria Tassilo III, em 782. Após a destruição das incursões húngaras, o auge do mosteiro foi entre os séculos XI e XV e seus edifícios foram reconstruídos entre 1728 e 1732. O rei Ludwig I da Baviera reconstruiu o mosteiro beneditino em 1836 sob a condição de assumir uma missão educacional. Então, desde o ano de 1838 , o mosteiro se dedica a escola e internato.

As freiras administram o mosteiro, a loja do mosteiro, o jardim de ervas e o jardim de flores, de frutas e legumes e organizam os seminários. Além disso, O Kloster Frauenwörth é hoje um conhecido local de seminários para educação de adultos e diversos eventos de arte, dança, música, ioga, aulas de pintura entre outros. É possível passar uma temporada na pousada "Scholastika" localizada diretamente nas margens do lago Chiemsee, que data de 1611 e não mudou nadinha da sua arquitetura até hoje (a partir de 30 € por pessoa sem refeição).

Igreja Marienmünster

A principal atração da Fraueninsel é a igreja Marienmünster , uma basílica do 11º Século e é um dos maiores edifícios eclesiásticos mais antigos do sul da Alemanha.

Das Münster” cuja a fundação é do século 8.

O altar-mor e as 3 capelas laterais são de épocas distintas porém o conjunto é de extraordinária harmonia e simbolismo.O edifício românico tem influências góticas tardias.

No interior, ao fundo você vai ver a Capela Irmengard, a santa padroeira da ilha e do Chiemgau e a primeira abadessa do convento beneditino, Frauenwörth. Por causa da sua dedicação aos pobres, ela foi adorada e beatificado em 1928 pelo Papa Pio XI. .Hoje, é especialmente visitada por casais com desejo de filhos.

Pontos de destaque

  • A torre sineira do século XII é o símbolo da ilha, fica colada ao Marienmünster, mas independente, também chamada de "Campanile", com uma cúpula de “cebola", tem uma altura de 36 metros.

  • O Carolingian Gate Hall do século IX é o edifício mais antigo da ilha. No andar superior do hall do portão está o St. Michaelskapelle , afrescos que se originaram de 860 a 865 sob influência bizantina. São os primeiros da Bavaria

Tivemos cada uma de nós um tempo outro nesta pequena ilha. Cada uma explorou como quiz os cantinhos da vila , passeando nas lojas charmosas dos artesões locais e finalmente almoçamos num agradável restaurante.

E ao deixarmos a Fraueninsel , a ilha das Mulheres no Chiemsee, acho que descobrimos um pouco mais do que apenas um lugar especial no mundo.

Foto Mayara Manhani

Descobrimos que apesar de nossas diferenças, como mulheres somamos, pulsamos e não estávamos aqui juntas por acaso. E nos despedimos, agradescendo este encontro, iluminadas por um lindo pôr do sol no Chiemsee , o mar da Bavaria. Foi mágico! Gratidão...

Foto Mayara Manhani

Quer saber mais sobre morar fora e roteiros bacanas ? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse e se divirta com as nossas histórias.

#SonairaDÁvila #Fraueninsel #igrejaMarienmünster #Chiemsee #IlhadasMulheres #Alemanha #Bavaria #KlosterFrauenwörth

25 visualizações

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle