top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

5 coisas básicas para entender o Carnaval da Alemanha

Atualizado: 24 de fev. de 2020


Os foliões invadem as ruas com o gritos dos loucos em Colonia ou Düsseldorf , Alaaf ou Helau: é hoje o Rosenmontag - "Segunda-feira das rosas" na Alemanha.


Vou explicar as 5 coisas básicas para entender o Carnaval da Alemanha que é bem diferente do nosso no Brasil.

A primeira e mais estranha para nós é que o Carnaval/ Karneval, também conhecido como "Quinta Temporada”, começa, conforme eu já contei neste post aqui, no dia 11:11 as11horas e 11minutos de cada ano e culmina agora.


Cololônia é capital do Karneval, Fastnacht, Fastelovend ou Fasteleer e a folia começa com a Noite das Senhoras, ou "Weiberfastnacht" na quinta-feira e vai até o início da quarta-feira das cinzas.

Foto Njemačka Ambasada Sarajevo


A tradição dos desfiles começou em Colônia, Köln, em 1823, inspirado na famosa festa da cidade italiana de Veneza. E logo outras cidades da região seguiram o exemplo.


Alaaf e Helau, os jeckes foliões estão soltos. Nesta manhã de segunda-feira, é dado início ao momento mais esperado desta temporada: o desfile irônico, satírico e político de Karnival em Köln, Düsseldorf e Mainz com seu famosos Rosenmontagszüge ( carros alegóricos).

Sob a proteção do Narrenkappe- um chapéu do bobo ou bufão, a crítica aguda dos governantes e das classes superiores é praticada desde sempre por aqui . Uma onda de várias centenas de milhares de tolos, mais de um milhão de pessoas devem comparecer hoje no maior Carnaval de rua em Colonia, enfrentado o frio inverno para assistir os desfiles carnavalescos tradicionais na Alemanha.


Em Mainz, a tradicional "De Zuch kimmt!” dá início às 11h e 11 minutos aos desfiles.


Kölle Alaaf! Kamelle! Strüßjer! A maior procissão do Carnaval de segunda-feira em toda a Alemanha se move pelo centro de Colônia por um comprimento de cerca de sete quilômetros no auge do carnaval.  Der Zoch ( como chamam os moradores da cidade) ou der Rosenmontagszug, começa pontualmente às 10 da manhã. Cerca de 12.000 participantes, 26 carros alegóricos com destaque para 14 políticos do desfile desta segunda-feira (24/02) se deslocam pelo percurso durante aproximadamente  4 horas.

Os Rosenmontagszüge tem a política doméstica e mundial como tema.  



Uma das “estrelas” dos festejos carnavalescos de Colônia deste ano promete ser Jair Bolsonaro que terá um  carro alegórico com um boneco do presidente brasileiro sorrindo. Ele está segurando a bandeira do Brasil presa num a um palito de fósforo gigante. A alegoria com árvores e passistas carbonizadas é uma crítica bem-humorada às queimadas na Amazônia.


E para não falar só de política, os carros alegóricos carregaram cerca de 300 toneladas de doces, 700.000 barras de chocolate e toneladas de rosas que fazem a festa de todos. Aos gritos de Kölle Alaaf! “Kamelle” (caramelo), Strüßjer! (flores) dos foliões, "chovem " balas e quitutes que são distribuídas do alto dos carros alegóricos.


Para se ter uma ideia do que vai rolar por aqui,  vale ver este carro de 2019 com presidente dos EUA, Donald Trump, é visto em uma pose comprometedora com um urso russo representando a “suposta” interferência e aparentemente com total controle.

Foto Jacques Tilly



5 coisas básicas para começar a entender o Carnaval de rua da Alemanha


1-11:11:11:11 inicio da Quinta temporada


2-Kölle Alaaf! é o grito de guerra de Colônia, Köln. Helau é o grito de guerra de Düsseldorf e Mainz

Existem diversos chamados em cada local da Alemanha, mas estes são os que se destacam.

Todos porem trazem um sentimento de casa, um sentimento de pertencer a um lugar. O carnaval faz parte da identidade, assim como outros costumes regionais.


3-Kölsch: É o único idioma que você pode beber. Em Colônia, o dialeto e a cidade natal compartilham o mesmo nome. Então, pegue o seu Kölsch e Alaaf!


4-Jecken: Qualquer um que comemora Carnaval em Colônia é considerado um "Jeck". É necessário um traje - quanto mais colorido, melhor - para desfrutar de uma cerveja Kölsch nas ruas como um Jeck, o bobo ou louco.


5-D'r Zoch kütt!: Esta expressão significa algo como, "Começa o desfile do Carnaval!"

De qualquer forma, dê seu grito e se junte aos loucos. Hoje o mundo é deles!!!



Continue seguindo a gente pelo Facebook e pelo Instagram.


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page