top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

A Páscoa, o coelho e o chocolate


A Páscoa acontece sempre em um domingo, certo? Mas, é uma festa que tem sua data móvel. Você sabia que o Carnaval é regido pela data da Páscoa? Interessante, né?


O Carnaval acontece sete semanas antes da Páscoa. As duas datas são ligadas pelos 44 dias da Quaresma, período simbolizado pela dedicação às penitências, à caridade, ao jejum na tradição cristã. É verdade que neste ano com a pandemia tudo ficou meio confuso. O carnaval aqui no Brasil acabou ficando depois da Páscoa. Enfim.....


COMO É CALCULADA A DATA DA PÁSCOA


A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a lua cheia seguinte ao equinócio de Março -de primavera no hemisfério norte e o de outono no hemisfério sul. Em 2022, o equinócio que marca o início do ano Novo astrológico, aconteceu no último dia 20. No sábado, 16 de abril, entramos na lua cheia e logo no dia 17 entramos na lua pascal ou lua rosa, o domingo de Páscoa iniciando o tempo pascal, que vai desde domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes daqui a 50 dias.


A crucificação de Jesus ocorreu no feriado principal da Páscoa judaica, Pessach. De acordo com o Evangelho de João, Jesus morreu ao mesmo tempo em que os judeus estavam matando os cordeiros da Páscoa no Templo de Jerusalém. E por isso o cordeiro faz parte da Páscoa.


LEI DO SILÊNCIO NA BAVÁRIA, ALEMANHA


A Bavária o estado, no sudoeste alemão incluindo sua capital Munique, é extremamente católica e tem seu toque de recolher. Os estados federais na Alemanha regulam quando a dança é permitida durante os dias anteriores à Páscoa. Especialmente na Sexta-Feira Santa, danças ou outros eventos públicos são frequentemente proibidos durante todo o dia. Isso também se aplica à Quinta-Feira Santa de 18 horas à meia-noite e ao Sábado Santo da meia-noite às 6 horas da manhã.


O Cristianismo e o Judaísmo comemoram de forma distintas a mesma data, que tem como simbolismos mais elevados a libertação, a renovação e a ressureição. Poucos sabem das origens e símbolos por trás desta que é uma das mais importantes celebrações do mundo que traz consigo muitos dos costumes pagãos e judaico-cristão.


MAS, QUAL É O SIGNIFICADO DO OVO E DO COELHO?


A palavra Ostern, Páscoa em alemão, cujo nome deriva de Ostrara. Eier, ovo em alemão, era o símbolo da vida para os primeiros cristãos. Eles incorporaram o mito pagão de Ostara, a deusa da primavera que representava a fertilidade, o amor e o renascimento na mitologia anglo-saxã. Por exemplo, eles colocavam um ovo nos túmulos dos mortos como símbolo de vida e ressurreição após a morte. Além disso, para que a colheita fosse boa, os agricultores dessa época enterravam ovos na intenção de pedir fertilidade à terra.


Hase, coelho ou lebre em alemão, era o símbolo da fertilidade, da vitalidade e da sorte na antiguidade e que acompanhava a deusa Ostara. As lebres e coelhos são os primeiros animais que surgem nos campos quando a primavera chega. No folclore ocidental, o coelho ganhou destaque como o animal para entregar os ovos. O coelhinho da Páscoa só trouxe os ovos a partir do século 16 ou 17 e se incorporou definitivamente à data.


E ONDE ENTRA O CHOCOLATE NISSO TUDO?


Os ovos de chocolate surgiram dos pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinhas depois de esvaziados da clara e da gema com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na manhã da Páscoa.


Na Alemanha, minha família há décadas prepara os ovos e, claro, os esconde pela casa ou jardim. Esconder ovos, procurar ovos de Páscoa, Eier verschenkt, das Ostereier-Suchen em alemão, é uma brincadeira típica e muito divertida. Acordar no domingo com as crianças em casa é uma festa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século 19, os ovos de chocolate se difundiram. Hoje em dia, fazem parte das nossas tradições ocidentais.


Frohe Ostern ! Und viel Spaß beim Eier suchen

Feliz Páscoa e se divirta procurando ovos.


Fotos: Pixabay


Continuem nos seguindo no Facebook e no Instagram.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page