top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Colher morangos na Alemanha: dica para a sua próxima viagem no verão

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Morangos, Pixabay
Colher morangos é um dos meus programas favoritos desde que vim para a Alemanha (Foto: Pixabay)

É fácil imaginar o que a chegada das temperaturas mais quentes faz com os alemães: todos na rua. Ainda mais, nesse ano de 2020 quando muita gente precisou ficar em casa durante um bom tempo.


Enfim, o verão chegou de verdade. E, com ele é tempo da colher morangos nos campos ao redor das cidades na Alemanha. É um programa que não tem preço. É um dos meus preferidos desde que vim morar na Bavaria.


A chegada dos dias mais longos, iluminados e com mais sol é um dos acontecimentos mais esperados para quem vive por aqui. E, o passeio para colher produtos nas fazendas e aproveitar esse saboroso calendário gastronômico é muito top. Para você entender: o cardápio aqui gira em torno da colheita de diferentes produtos ao longo do ano.


No mês junho, por exemplo, foi o final da temporada dos aspargos e das batatas novinhas. O auge da colheita dos morangos e o início da colheita dos pepinos, cogumelos, amoras, framboesas, ameixas, cerejas e todos os tipos de “berries” vão até, mais ou menos, setembro. Todos podem ser colhidos diretamente das lavouras. Em seguida, será a vez das abóboras.


NOS CAMPOS DE MORANGO

Plantação de morangos
Adoro caminhar pelas plantações e encher a cestinha ( Foto: Acervo Pessoal)

Mas, como funciona? Quando a pessoa chega a um desses campos, ela precisa pegar uma cesta no local ou levar a sua de casa. Depois, é só sair pela plantação e colher os morangos no seu ritmo. E, o quanto quiser. Os morangos são orgânicos e fresquinhos. Ao final, é só levar até o caixa, pesar e pagar.


Nessa época do ano, é comum passar pelas estradas e ver essas plantações de morangos, quer dizer, de erdbeeren, com placas que oferecem a fruta. Nas casas alemães é comum fazer um tipo de geleia que é comida com pão. Mas, também, vemos receitas de tortas e bolos. Tudo com morangos. E, é claro, sem esquecer que podem ser comidos sem acompanhamento algum, ao natural.

Geleia de morango
Aprendi essa receita caseira alemã: muito fácil ( Foto: Pixabay)

Aqui, vai uma receitinha caseira bem simples que aprendi por aqui.


Ingredientes: 1 kg de morangos, 500 gr. de açúcar de confeiteiro, 1 limão e frascos higienizados para colocar a geleia.

Lave muito bem os morangos e corte em pequenos pedaços. Numa panela grande, misture bem os morangos, o açúcar, o suco e as raspas da casca do limão. Deixe cozinhar até ferver e mexa sem parar por 3 minutos com uma colher de pau. Em seguida, desligue o fogo e retire a espuma que fica na borda da panela. Coloque imediatamente a geleia nos potes, feche e vire os potes de cabeça para baixo por 5 minutos. Depois, desvire e deixe esfriar. Rende bastante.

Algumas dessas fazendas têm um restaurante, ou um café, que oferece produtos feitos à base de morangos da própria lavoura. É possível comer no local ou levar pra casa e até mesmo comprar morangos sem passar pela colheita.




Esse é um programa totalmente diferente. É típico de quem é local. A erdbeeren selbst pflücken, “você mesmo colhe os morangos” é uma atividade que não está em nenhum guia de turismo. Outra dica: é bom ir pela manhã para encontrar os morangos mais bonitos. Colher morangos é muito divertido. As crianças adoraram!


Não deixe de seguir o nosso time no Instagram e no Facebook.

236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page