• Mônica Marks

E o verão chegou na Europa


Com chegada do verão na Europa e, particularmente, em Basel, Suíça, onde vivo, uma atividade é primordial: aproveitar o rio Reno. Já contei mais de uma vez a importância sobre aquele que é um dos mais importantes da nossa região.


Quando a temperatura sobe mais do que 24 graus - nessa semana chegou a 37 graus na sombra - aproveitar a água é fundamental. Aliás, essa é uma tradição do verão. Só não rola nadar depois de chuva forte. As águas ficam turvas. O rio Reno atravessa muitas cidades até passar em Basel. Nasce no cantão suíço de Graubünden no sudeste nos Alpes suíços. Ou seja, vem trazendo terra desde muito longe. Se quiser saber mais sobre ele, acessa esse link onde falo mais sobre o rio.


COMO NADAR NO RIO RENO


Para nadar, há regras que devem ser seguidas. Afinal, os navios enormes continuam dividindo as águas comigo e outros nadadores. Outra coisa que gosto muito é deixar o rio me levar. Dá para fazer flutuar mais ou menos 30 minutos passando por debaixo de pontes super antigas e vendo a cidade a partir da água. Maravilhoso.


No mapinha, dá para ver até onde o rio Reno pode me levar (acima).

Nadar aqui requer, além de observar as regras, ter sapatos especiais, como os usados pelo pessoal do windsurf, para a proteção contra cacos de vidro e pedaços de metal. É uma necessidade. Fora isso, protetor solar, óculos e essa minha bolsa que serve como boia também. Ah, cachorro pode nadar claro, porém não nesse pedaço da água: está láno m

O verão promete.

Fotos: Acervo pessoal

Continuem nos seguindo também pelo Facebook e pelo Instagram.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo