top of page
  • Foto do escritorSoraia de Melo D'Ávila

Mais Brasil na Suécia


Pode parecer estranho, mas o Brasil está presente na Suécia mais do que a gente imagina.


Para começar, Sílvia Renata Sommerlath, a Rainha Sílvia da Suécia, casada com o rei Carlos 16 Gustavo, tem raízes brasileiras. Sua mãe, Alice Soares de Toledo, nasceu no Brasil e se casou com o alemão Walter Sommerlath. Depois da Segunda Guerra Mundial, a rainha viveu em São Paulo de 1947 até 1957.


E, agora, nas minhas caminhadas por Üto, uma das maiores ilhas do arquipélago ao sul de Estocolmo, achei uma placa em homenagem a José Bonifácio em uma mina. Nesse ano, em que comemoramos 200 anos de Independência foi interessante fazer essa descoberta.

Utö fica no Mar Báltico a 20 km a leste da cidade de Nynäshamn. O lugar é conhecido pela sua de condição natural. Tem uma das minas de ferro mais antigas da Suécia.

José Bonifácio de Andrada e Silva, como experiente estadista, foi o maior aliado de D. Pedro I e teve um papel fundamental na Independência do Brasil em 1822. Nasceu em 1763 em Santos, São Paulo, e morreu em Niterói no Rio de Janeiro em 1838. Foi tutor também do futuro imperador D. Pedro II.


O que muitos talvez não saibam é que, além de político e estadista, também foi naturalista com muita experiência em mineralogia e com grande reconhecimento internacional. Morou muitos anos na Europa desenvolvendo seus estudos científicos em vários países, como Portugal, França e Suécia, onde esteve em 1800 em visita à ilha de Üto.


Foi ele que descobriu a pedra petalita também conhecida como castorita. Esse mineral mais tarde serviria para identificar o lítio, o terceiro elemento na tabela periódica.


José Bonifácio foi aluno da Universidade de Coimbra onde se graduou em Ciências Naturais e Direito. Mais tarde, viria a receber o título de doutor em Filosofia. Em 11 de janeiro de 2018, ele foi proclamado oficialmente o Patrono da Independência do Brasil.


É o Brasil marcando presença na Suécia mais uma vez.


Por aqui, tem sempre novidades da nossa turma.


Siga-nos também no Facebook e no Instagram.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page