top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Reciclagem na Alemanha

Atualizado: 18 de nov. de 2020


Os alemães têm a cultura da reciclagem muito forte no dia a dia. Rio Neckar, Mannheim, numa tarde de outono. ( Foto: Guiga Soares)

Em todos esses anos morando na Alemanha fui descobrindo muita coisa. Já contei sobre a falta de ralos nos banheiros das casas que quase me levou à loucura. Agora, acho interessante falar sobre outros detalhes de forte presença na sociedade alemã: a reciclagem, a troca e o reaproveitamento.

RECICLAGEM ESTÁ NA ROTINA DOS ALEMÃES

A Bavária em especial se orgulha pela energia limpa e pelas suas cidades sem agrotóxicos nas lavouras. Além disso, é comum ver as plantações de energia solar e os prédios com teto-solar. Imagina isso num país com muito menos sol que o Brasil? Os alemães sabem bem aproveitar os dias ensolarados e até vendem para outros países a energia excedente gerada. Levam a sério esse assunto.


Na Alemanha, a reciclagem é lei desde 1972 quando o descarte de resíduos foi regulamentado. A lei prevê multas para quem joga lixo na rua ou para quem não faz a separação correta. O lixo deve ser administrado e faz parte do dia a dia da população. E, rende dinheiro.

Reciclagem de vidro na Alemanha, Mannheim
Esses galões ficam em determinadas esquinas para o descarte de diferentes tipos de vidro. ( Foto: Guiga Soares)

Separar e saber como reciclar é uma das questões vitais por aqui. As famílias ensinam as crianças desde pequenas a lavar e separar o lixo de inúmeras formas. Há diversos tipos de descarte até para roupas e sapatos que não se deseja mais. A coleta é seletiva em diversos pontos da cidade e no prédio.


Reciclagem na Alemanha, Recyclinghof Mannheim
Este é um espaço de reciclagem. Os moradores da área podem levar itens para descarte que não sejam orgânicos. ( Foto: Guiga Soares)

AS GARRAFAS DE PLÁSTICO E AS LATINHAS VALEM DINHEIRO

Reciclagem de latas e garrafas na Alemanha. Mannheim
Essas máquinas ficam nos supermercados e geram o cupom que vale dinheiro. ( Foto: Guiga Soares)

Aqui, separo o lixo em quatro categorias. As garrafas pet ou de plástico e as latinhas de refrigerante com o selo Pfand, (reciclável ou reembolsável), levo às máquinas que estão nas entradas dos supermercados para fazer a troca por dinheiro. Tenho certeza de que elas são levadas para a reciclagem. Reciclar é um way of life aqui.


Quando você leva as latinhas e garrafas pet com o selo Pfand nas máquinas dos supermercados, você recebe um cupom que vale um desconto em dinheiro nas compras do mesmo supermercado. Na realidade, esse valor já está incluso na compra das garrafas de plástico. O que o supermercado faz é devolver esse pequeno valor para incentivar a reciclagem.


Separar o lixo foi um mais um passo na minha adaptação. Virou rotina. No entanto, sei que não é fácil para todos que vem morar na Alemanha. Acho que poucos países têm esse tipo de preocupação e possuem meios para promover de fato a reciclagem de forma adequada.

Reciclagem na Alemanha, Mannheim
Esses são os recipientes para o descarte de roupas e sapatos. ( Foto: Guiga Soares)

Assim, as ruas são limpas 90% do tempo. Ninguém joga lixo nelas. Você dificilmente vai tropeçar num buraco ou calçada irregular. E, como contribuir, então? A maneira mais fácil de começar é reciclando nosso lixo em casa. Aqui, tudo se recicla ou se reaproveita, inclusive, há local específico também para descartar roupas e calçados nas calçadas.

COMPRANDO DE TUDO NOS MERCADOS DAS PULGAS

O que não se quer mais, se vende, se doa, se reaproveita ou se troca. O Flohmarkt, mercado das pulgas, é uma mania nacional contagiante. E, se transformou em um dos meus esportes preferidos. Aprendi a caçar tesouros.

É possível ter acesso aos calendários dessas feiras (na sua maioria, são ao ar livre ou em galpões) a partir do início da primavera. Os Flohmarkts também são uma atividade organizada nos bairros. Além disso, existem diversos bazares de caridade e de peças de segunda mão por toda parte. Hoje, há até uma página nas redes sociais que têm muitas ofertas de produtos usados, de calça jeans a quadros ou cadeiras.

Essas feiras têm de tudo. Roupas, louças, utensílios domésticos, móveis, artigos vintage, peças de grifes e tudo mais. Algumas funcionam somente aos domingos até por volta de 13:00. Atraem gente de tudo quanto é lugar. As equipes de produção de cinema e das séries são clientes assíduas. Garimpam de tudo e com preços bem baixinhos.

E, continue a seguir a gente também nas redes sociais, Facebook e Instagram. Vamos contando como é a nossa vida em vários locais do mundo.

1.707 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page