top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Rumo ao Alto Douro Vinhateiro e suas Vindimas

«AGOSTO AMADURECE, SETEMBRO VINDIMA-SE»  


Um dos maiores patrimônios que temos são nossas histórias e tradições. Conhecer um pouco do que existe pelo mundo nos torna mais abertos a inúmeras vidas distintas da nossa.

Outubro embarquei numa viagem a dois para a região do Douro.


Douro Vinhateiro

Resolvemos conhecer a região que produz vinho há mais de 2000 anos, e em especial o famoso vinho do Porto. Esta é a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo – o Alto Douro Vinhateiro, do séc. XVIII.


Nada mais apropriado do que fazermos a visita no seu melhor momento- as Vindimas. Depois de aproveitarmos uns dias no Porto, seguimos rio a cima pelo Douro, eu e marido.

Esta longa história de viticultura foi esculpida e cultivada a mão por séculos, formando os terraços suportados por muros de “pedra posta” que imprimiram a identidade de todo o vale.

Impressionante a vista sobre o Douro com suas águas azuis refletindo as curvas da paisagem, fundindo céu e terra. A região do Douro Vinhateiro é uma paisagem cultural única que "combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem" - conforme a Unesco descreve este Patrimônio da Humanidade.


Vinhas

Mas o que significa "vindimas” ? Mais que a temporada de colheita das uvas, as Vindimas são o um ritual secular que se repetem ano após ano em que toda a a região. No início do Outono entre Setembro e Outubro, as uvas estão maduras e prontas para serem colhidas.  Em alguns anos o sol intenso adianta as vindimas algumas semanas em todas as regiões de Portugal. Quanto mais sol , mais as videiras ficam carregadas de uvas  de uma qualidade excepcional e este é o início do processo de produção do famoso Vinho do Porto. Mas é preciso ficar atento para as uvas não "passarem” do ponto.

Cruzeiros pelo Douro

Fizemos um passeio de 2 dias saindo cedo de barco do Caís de Vila Nova de Gaia do outro lado do Porto. Este era um desejo nosso, conhecer um dos percursos mais famosos do Douro: a região entre Porto, Peso da Régua e Pinhão. Todo o Douro estava em festa.


Grupos Folclóricos se apresentando

Subimos de barco, pernoitamos uma noite e retornamos de trem para aproveitarmos um pouco deste ambiente incrível.


Participar das vindimas em alguma Quinta faz parte do programa de conhecer o Douro nesta época. As Quintas oferecem diversas opções com diversos preços : Hospedagem completa, passeio pelas vinhas, corte de uva, pisar as uvas nos antigos lagares de granito , visitar as adegas onde as uvas são envelhecidas em tonéis de madeira e por fim almoçar pratos típicos acompanhados, é claro , de vinho do Porto.


Quinta de Marrocos

Desembarcamos em Peso da Régua e depois de nos hospedar no hotel, seguimos para nossa visita guiada e o almoço até a Quinta de Marrocos, uma das mais antigas Quintas do Douro que  se situa na margem esquerda do rio, origem da região demarcada do Vinho do Porto.


Retornamos felizes ao hotel que escolhemos, a 100 metros do cais, com um quarto de frente para o rio.


Vista do Douro

Hotel Régua Douro  Pena que ficamos apenas uma noite. Este é um hotel que pode servir de base para descobrir o Douro com mais tempo. Um hotel grande, preparado para grandes grupos e com um buffet de jantar e um bom café da manhã. Excelente localização e uma vista deslumbrante do Douro.

No dia seguinte saímos rumo a Pinhão de barco, seguindo direto para um tour pelos miradouros e ainda conseguimos acompanhar a colheita das uvas numa Quinta antes de retornarmos de trem para o Porto.


A Estação Ferroviária do Pinhão, construída durante o século XIX tem uns painéis de azulejos de 1937 que contam em imagens a história da produção do vinho do Porto.


Azulejo da Estação Ferroviária do Pinhão

Perto da estação, no final do dia, é comum se ver o engarrafamento de caminhões levando os trabalhadores de pés roxos para casa e outros caminhões lotados de uvas.


Grupo folclórico

Na estação, um grupo folclórico local recepcionava os visitantes e  lá de pegamos o trem histórico ou como dizem por aqui- o comboio histórico do Douro que circulou a partir de 1 de junho e até 26 de outubro aos Sábados.


Comboio histórico do Douro

Composto por uma locomotiva a vapor e cinco carruagens históricas de madeira  construída em 1925.


Estação São Bento

E assim fizemos nossa viagem de volta ao Porto, desembarcando na belíssima estação São Bento. O Douro é realmente inesquecível!!!

Castanhas assadas e vinho do Porto (free photo by Pixabay

E se você estiver por lá num momento distinto que se aproxima,11 de Novembro, dia de São Martinho, ai você vai poder participar da prova do novo vinho do Porto que é acompanhado por um prato de assadas castanhas e servidas bem quentes! Uhmmm...

Hora de brindar a tanto trabalho. Um programa delicioso.

Ah, e não esqueça, siga mais histórias e dicas das nossas viagens pelo mundo no Instagram e no Facebook.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page