• Mônica Marks

Um passeio rápido a Yvoire na França


Já andei contando por aqui como foi o nosso fim de semana para conhecer o melhor pão de queijo da Suíça, o Boule d’or. Uma fábrica linda na cidade de Nyon a mais ou menos de Basel, onde vivo. Mas, nossa passagem por aquela região ficou melhor por causa de um passeio rápido a Yvoire já na França.


Viver na Europa tem dessas coisas. Você está na Alemanha e quando menos percebe já está na Suíça. Você está na Suíça e de repente, voilá, está na França. É assim. Estávamos em Nyon aproveitando o delicioso pão de queijo e recebemos essa dica do casal de brasileiros, donos da fábrica.


Foi só atravessar o Lago Lemano ou Lago Genebra num barco durante 20 minutos e lá estávamos nós: França. Yvoire é charmosa aldeia fortificada no sudeste francês com pouco mais de 1 mil habitantes. O castelo da aldeia foi construído no século 14.

Yvoire é classificada como uma das belas aldeias do país pelas construções bem preservadas e pelas flores que se espalham pelo local. Em 2002, recebeu, por exemplo, a medalha de prata numa disputa de localidades floridas. Desde 1959, Yvoire vem recebendo o Prêmio de Capital Florida da França e a Condecoração “Les Quatre Couleurs”. Em território francês é gerido pelo ministério do Turismo. Por conta disso, é um lugar lindo particularmente nessa época do ano, a Primavera.

Foi uma delícia caminhar pelas ruelas repletas de construções medievais. Espero voltar e passar mais tempo em Yvoire. Preciso levar da próxima vez mais bateria para o celular. Fiz muitas fotos e quase fiquei sem bateria. Foi uma bela surpresa ainda por causa do belo dia de sol.


Não deixe de seguir a nossa turma também no Facebook e no Instagram. Au revoir!


Fotos: Acervo Pessoal

Posts recentes

Ver tudo