top of page
  • Foto do escritorMônica Marks

Morar no Japão, uma experiência sem preço


Japão, Pixabay
Torii Gates, Japão, ( Foto: Pixabay)

Nippon é a maneira formal de chamar o Japão (日本). Morar no Japão é uma experiência sem preço. Agora, que fico observando a proximidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio penso muito nas minhas temporadas no Japão.


Como novata no grupo do "Do Rio pra cá", conto algumas das minhas impressões das várias em que morei no Japão. Foram tempos maravilhosos e de muito aprendizado. Essa vida de modelo me ensinou muito.


Eu havia viajado somente para os Estados Unidos antes de ir ao Japão. Isso foi lá na década de 90. Ter morado no Japão por 5 anos me abriu horizontes em vários assuntos. Me ajudou, por exemplo, a entender várias culturas e idiomas diferentes. Eu era modelo e trabalhava com outros modelos do mundo inteiro.


Viver por lá, me fez também desenvolver o meu paladar. É uma sociedade tão tradicional e paralelamente tão moderna e visionária. É incrível.


Quando eu moro em outros países, eu não observo somente o superficial e o lado positivo. Tento entender a cultura e a personalidade de cada local. Já morei na Inglaterra, na Austrália e na Suíça, onde vivo atualmente depois de muitos anos. Vou voltar a esse tema muitas vezes. Haja história.


Por agora, aqui, estão algumas das muitas e muitas fotos que fiz no Japão que explicam a intensidade e diversidade da minha vida no país. Nunca entendi muito bem o que eles queriam com cada roupa, cada cor, cada pose.

Eu adorava a imaginação deles nos trabalhos. Sempre eram uma oportunidade de ser muitos personagens diferentes sem deixar de ser eu mesma. Não era só beleza, foto e moda. Era muito mais: era o Japão.


Não deixe de seguir o nosso time do " Do Rio pra cá" no Facebook e no Instagram.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page