top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Salzburgo: a Rota Romântica em transporte público vindo da Alemanha


Salzburgo, Áustria
Essa vista do alto de Salzburgo me impressiona todas as vezes que lá vou.

Vamos falar mais sobre a Rota Romântica na Alemanha? Como já disse aqui, a rota começa na Alemanha atravessa uma região linda repleta de castelos, aldeias graciosas e vai até Salzburgo já na Áustria. Hoje, vou contar mais sobre essa cidade mágica e como chegar até lá usando o transporte público.

Além de ser especialista em achar paraísos - sim, este tem sido um hobby prazeroso em viagens pelo mundo – adoro essa região. Me tornei uma local guide do Google. Dou meus pitacos lá no perfil do nosso blog “Do Rio pra cá” no TripAdvisor. Minha dica é usar o transporte público da região usando o “Bayern ticket” que pode ser utilizado também por até 5 pessoas.

O QUE É O BAYERN TICKET

Salzburg Hauptbahnhof, Áustria
A Salzburg Hauptbahnhof, a estação de trem da cidade, fica numa curta distância do centro (Foto: Salzburg Info)

Tenho amigos que dizem que sou "mestre " em programas de baixo custo e lugares sagrados e mágicos. Assim, resolvi contar mais sobre a Rota Romântica e propor um bate-volta da Bavária à Salzburgo viajando de trem com o Bayern Ticket. Esse bilhete durante o dia dá direito a ir e voltar de qualquer lugar entre a Bavária e Salzburgo em trens regionais e utilizar transportes públicos (ônibus, trams e metrô).

O “passe” da Deutsche Bahn -DB (empresa de trens da Alemanha) pode ser comprado nas estações de trem e de metrô ou pela internet.

Palácio Mirabell, Salzburgo
Os jardins do Palácio Mirabell, construído em 1606, são lindos. ( Foto: Acervo Pessoal)

Já em Salzburgo, é possível caminhar da estação de trem (Salzburg Hauptbahnhof), passando pelo Palácio Mirabell até o centro da cidade, caso você esteja com uma mala pequena e com rodinhas, é claro! São cerca de 15 a 20 minutos. E, de quebra você vai ter uma das melhores vistas da Fortaleza de Salzburg para te dar as boas-vindas.

Se você estiver perto da fronteira austríaca no sul da Bavária pode ainda pegar um Tages-Ticket individual. Ele é aceito em todos os tipos de transportes incluídos no mesmo preço e com descontos incríveis para até 5 pessoas. Ou seja, caso você esteja na Bavária, pode ir a Salzburgo nesse bate-volta em transporte público com muita tranquilidade e baixo custo.


SALZBURGO, DO POVO CELTA E DE MOZART


Salzburgo, a fortaleza de sal, é um desses tesouros da Humanidade. Localizada às margens do Rio Salzach, a cidade tem um passado bávaro. Historicamente, a região de Salzburgo, chamada Salzburger Land, pertenceu à Bavária antes da Alemanha ser criada.


Os celtas montaram os primeiros assentamentos na região por volta do ano 15 a.C. A cidade era chamada de Juvavo pelo Império Romano. Esse era o nome das barcaças que transportavam o sal pelas águas do rio Salzach, daí o nome antigo da cidade.

Salzburgo foi governada pelos duques da Bavária desde 600 d.C. até o século 14. Entre idas e vindas, se tornou independente também ao final deste século. Após a guerra com Napoleão, voltou a pertencer à Bavária em 1806, quando o mapa geopolítico europeu foi redesenhado. Nessa época, a cidade ainda fazia parte de uma região que só se tornaria o estado alemão unificado em 1871.


A cidade se tornou parte da Áustria-Hungria em 1866 como capital do império austríaco. Mas, o povo de Salzburgo, culturalmente, tem uma ligação enorme com a Bavária e com os seus costumes até hoje. As guerras podem separar povos mas, não consegue separar os laços culturais.


PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO

Mozart's birthday place
A casa onde Mozart nasceu no século 18 agora é um museu. (Foto: Salzburg Info)

O centro histórico de Salzburgo é patrimônio mundial da UNESCO desde 1996. A cidade é famosa por ser a cidade natal de Mozart. A casa onde ele nasceu existe hoje como museu. Foi remodelada, ganhou mais área e está muito bem conservada. O museu mantem o instrumento musical onde ele compôs muitas das suas famosas obras musicais, assim como as partituras. Eu, particularmente, acho que há uma exploração com o nome dele. Mas, isso é outro papo. Vale outro texto.

Hohensalzburg fortress, Áustria
Muita história e mistérios medievais na fortaleza que vigia toda a cidade desde o século 11.

No alto da colina, se vê a imponente fortaleza de Hohensalzburg (Festung Hohensalzburg) que foi construída a partir de 1077 e foi ganhando mais edificações desde então. No vídeo, você pode curtir esse local que é de uma beleza impressionante e cheio de mistérios e histórias dos tempos medievais. Lá de cima, é possível presenciar uma vista ímpar da cidade e da parte austríaca dos Alpes. Tudo é muito organizado e de fácil acesso.

Um dos meus points favoritos em Salzburgo

Salzburgo é uma cidade que vale muitos e muitos textos. É um dos meus lugares especiais no mundo. Só passei por aqui para aguçar vocês e mostrar um pouquinho mais dessa Bavária ancestral. E, lembrar também que é possível completar a Rota Romântica de uma forma mais barata usando o serviço de transporte público com muita tranquilidade.

É só sentar e ir aproveitando a paisagem num dos trens da DB (Foto: DB Info)

Sei que ainda não é possível viajar. Mas, como já disse: não custa nada sonhar e, melhor, planejar. Essa fase vai passar.


Quer mais inspiração para fazer um bate-volta de Munique da mesma forma? Aqui eu conto como descobrir o Chiemsee de transporte público


E, não deixe de seguir nosso time também no Facebook e no Instagram. Deixe lá seus comentários.

279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page