• Úrsula Corona

3 melhores lugares para visitar e ver os azulejos em Lisboa

Atualizado: 28 de Out de 2019


Os prédios de azulejos portugueses mais bonitos de Lisboa

Azulejos portugueses são famosos no mundo inteiro pela sua beleza e História.

Mas quais os melhores lugares para visitar e ver os azulejos portugueses em Lisboa e sua História?

Um pouco da História dos azulejos

Tão interessante quanto o azulejo, a História por trás dele.

Muito associados a Portugal e Espanha, os azulejos ibéricos tiveram uma origem árabe. A influência dos árabes e dos africanos do norte, os mouros na península que hoje são Portugal e Espanha é vista na herança da língua e das artes. Os azulejos portugueses, por exemplo, são parte desse legado.

Para quem se interessa pela História dos azulejos portugueses, Lisboa é o local ideal para apreciar essas obras de arte.

Prédios da capital portuguesa têm mantido preservados essa traço da sua cultura que tanto identifica e reflete sua História.

Azulejos

Se você tiver curiosidade de descobrir a fundo as origens, os significados por trás das estampas e desenhos, as representações e a História dos azulejos, o lugar para começar é o Museu do Azulejo que fica Rua Madre de Deus. O website do museu não é convidativo. Precisa melhorar para fazer justiça às belezas que guarda.

No entanto, é uma belíssimo prédio e serve como referência para pesquisas e estudos sobre a cerâmica decorativa de Portugal.

Mas se você quiser apenas apreciar e ficar de queixo caído com tamanha beleza, basta rodar a capital portuguesa para se deparar com alguns dos prédios mais bonitos revestidos com azulejos do local.

Claro, são muitos e aqui, selecionei três imperdíveis.

  • Azulejos do Campo de Santa Clara

Citado como a fachada mais bonita de Lisboa, o prédio que fica nas redondezas do Panteão Nacional tem características barrocas e data de 1860

  • Azulejos da Rua do Milagre de Santo Antonio

Uma fachada em homenagem ao santo que morou perto de onde está construído o prédio, a fachada mostra alguns dos seus milagres e é muito popular entre turistas.

A fábrica foi responsável pela fabricação de vários azulejos em toda a cidade, alguns dos mais famosos inclusive. Há dois prédios da fábrica e qualquer um dos dois são garantia de deslumbramento. O que fica na Avenida Almirante Reis é elegantíssimo, todo em cerâmicas azuis e brancas.

Já o do Lardo do Intendente tem uma fachada bem mais colorida com referências românticas e orientais.

Mas não limite-se apenas às dicas listadas aqui. O mundo tem diversos edifício e construções incríveis para se conhecer um pedaço da história local. Lisboa é repleta de prédios deslumbrantes com seus azulejos, todos são uma viagem, e difícil escolher os melhores lugares para visitar e ver os azulejos em Lisboa, parte da identidade portuguesa.

Patel de nata, ginja, Fernando Pessoa e azulejo português. Bons pontos de partida para começar a explorar Lisboa.

Quer saber mais histórias deste mundão? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse e se divirta com as nossas histórias.

#ÚrsulaCorona #Portugal #Lisboa #AzulejosPortuguesses #História

20 visualizações

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle