top of page
  • Úrsula Corona

Descubra onde estão os mais lindos azulejos em Lisboa

Atualizado: 3 de set. de 2020

Azulejos que retratam cenas da vida

Os azulejos portugueses são famosos no mundo inteiro pela sua beleza e pela a história que os envolvem. Descubra, aqui, onde estão os mais lindos azulejos em Lisboa e como eles fazem parte da história de Portugal.


UM POUCO DE HISTÓRIA

Tão interessante quanto o azulejo é também a história por trás dele. Muito associados a Portugal e Espanha, os azulejos ibéricos têm origem árabe. A influência dos árabes e dos africanos do norte, os mouros, na península que, hoje, abriga Portugal e Espanha, é vista na herança da língua e das artes. Os azulejos portugueses, por exemplo, são parte desse legado.


Para quem se interessa pela história dos azulejos portugueses, Lisboa é o local ideal para apreciar essas obras de arte. Os prédios da capital portuguesa preservam esse traço da sua cultura que tanto identifica e reflete sua história.


Interior Museu do Azulejo em Lisboa

Se você tiver curiosidade de descobrir a fundo as origens, os significados por trás das estampas e dos desenhos o local para começar é o Museu do Azulejo que fica Rua Madre de Deus. O museu ficou fechado por causa da pandemia, mas já reabriu. É um belíssimo prédio e serve como referência para pesquisas e estudos sobre a cerâmica decorativa de Portugal.


Mas, se você quiser apenas apreciar e ficar de queixo caído com tamanha beleza, basta rodar a capital portuguesa para se deparar com alguns dos prédios mais bonitos revestidos com azulejos do local. Claro, são muitos e, aqui, selecionei três imperdíveis.

AZULEJOS DO CAMPO DE SANTA CLARA

Fachada de  prédio no Campo de Santa Clara, Lisboa
Fachada mais bonita de Lisboa: o prédio fica nas redondezas do Panteão Nacional é de 1860

AZULEJOS DA RUA DO MILAGRE DE SANTO ANTÔNIO

Fachada de prédio em homenagem a Santo Antônio
Fachada em homenagem a Santo Antônio que morou bem perto desse local.

AZULEJOS DA FÁBRICA VIÚVA LAMEGO

Fachada de azulejos da Fábrica Viúva Lamego
Fábrica de azulejos Viúva Lamego.

A fábrica Viúva Lamego foi responsável pela fabricação de vários azulejos em toda a cidade, inclusive, alguns dos mais famosos. São dois prédios diferentes e qualquer um deles é garantia de deslumbramento. O que fica na Avenida Almirante Reis é elegantíssimo. Construído todo em cerâmicas azuis e brancas. Já o prédio do Largo do Intendente tem uma fachada bem mais colorida com referências românticas e orientais.

Fachada de azulejo do Largo do Intendente, Lisboa
Fachada de prédio do Largo do Intendente.

Mas, não se limite apenas às minhas dicas. A cidade tem diversos edifícios e construções incríveis para se conhecer um pedaço da história local. Caminhe, explore: Lisboa é repleta de prédios deslumbrantes com seus azulejos. Todos são uma viagem histórica. É difícil escolher os mais bonitos.


Patel de nata, ginja, Fernando Pessoa e azulejo português: bons pontos de partida para começar a explorar Lisboa.

Quer saber mais histórias deste mundão? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse e se divirta com as nossas histórias.


454 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page