top of page
  • guigasoares

Até a comemoração do aniversário da rainha foi cancelada por causa da pandemia!

Atualizado: 28 de abr. de 2020


E, o mundo vai sendo cancelado. Parece coisa de filme, de livro de ficção, de roteiro de série, mas é o que a gente vai vendo. Essa pandemia do novo coronavírus vem modificando a dia a dia de todos nós. E, provocando cancelamentos em eventos conhecidos no mundo tudo, vários deles muito emblemáticos e conhecidos. Até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio foram adiados para 2021 ou, quem sabe, serão até cancelados de vez! Inacreditável!


Em 68 anos de reinado, por exemplo, esse é o primeiro ano em que o aniversário da Rainha Elisabeth II não foi comemorado no dia 21 de abril. Em vez do tradicional disparo de tiros de canhão no Hyde Park, em Londres, a comemoração foi com uma mensagem no perfil oficial da família real no Twitter. Quem diria, hein? O protocolo real deu lugar à tecnologia das redes sociais! O cancelamento foi, é claro, por causa da pandemia da Covid-19.


Oktoberfest em Munique
A Oktoberfest 2020 em Munique foi cancelada. É a maior festa da cerveja do mundo.

Quem diria que até a também tradicional Oktoberfest na Alemanha seria cancelada? Pois aconteceu. A maior festa da cerveja no mundo seria de 19 de setembro a 4 de outubro de 2020 em Munique - cidade da Baviera ao sul do país – não vai ser realizada. Eram esperados mais de 6 milhões de pessoas de várias partes do mundo.


Quando se fala em cerveja e todos os seus diferentes tipos, texturas e colorações, esse festival é o maior de todos. Recebe visitantes e turistas de tudo quanto é lugar. Sua fama é tão grande que influenciou a criação de eventos similares no mundo todo. No Brasil, a festa da cerveja é realizada em vários municípios. A mais famosa é em Blumenau, Santa Catarina.


Foi "uma decisão emocionalmente e economicamente difícil para a cidade”, afirmou o prefeito. Nestes 200 anos de história, apenas em tempos de guerra e outras duas vezes no século 19, a Oktoberfest foi cancelada. Em 1980, durante o festival houve um ataque terrorista que deixou feridos em estado grave e mortos. (Hoje, há um memorial em homenagem às vítimas.) E, por incrível que pareça, esse ano aconteceu de novo.


Festival SXSW em Austin no Texas.
O festival SXSW no Texas seria em março. Não aconteceu.

O festival SXSW, em Austin, Texas, Estados Unidos, o maior e mais conhecido quando se fala em tecnologia e cultura, também não foi realizado. O período previsto era de 13 a 22 de março de 2020. O festival que acontece desde 1987 é muito relevante para o cenário alternativo musical e cultural e para a indústria da tecnologia e da inovação. Reúne durante os dias de sua realização muita gente de todo o planeta. Tem shows, palestras e encontros em cada canto da cidade. É famoso por antecipar tendências e revelar novos talentos.


Hoje, rivaliza com outro famoso evento mundial, o festival de Cinema e Propaganda de Cannes na França. Outro que também vem repensando como agir nesse momento de pandemia. O governo francês disse que grandes eventos não acontecerão até julho.

Cannes 2019
Estrelas do cinema no tapete vermelho em Cannes em 2019: esse ano não se sabe como será o festival. (Foto: Reuters)

O festival de Cannes é realizado em maio. Atrai mais de 200 mil espectadores e cerca de 40 mil profissionais, entre eles, artistas estrelados e empresários do mundo todo. A cada ano, o festival escolhe um diretor. Em 2020, o escolhido foi o diretor americano Spike Lee.


Devido às regras do governo francês, a organização do festival de Cannes adiou por tempo indeterminado a sua edição 2020. Sua sede, o Palais des Festivals, vem sendo usada para abrigar os sem-teto durante a pandemia da Covid-19.


A ideia, agora, é que os festivais de Cannes, de Berlim e de Veneza se unam num formato digital A ver! A tecnologia e a transformação digital como saída para esse momento.


Sweden Rock Festival
Os roqueiros vai esperar 2021 para curtir o Sweden Rock Festival

No quesito música, o tradicional Sweden Festival Rock que é realizado fora da cidade de Sölvesborg ao sudeste da Suécia também foi cancelado. Para tristeza dos roqueiros de plantão. O evento acontece há anos: desde 1992. É referência pelo mix de rock clássico, metal, hard rock, blues. Agora, a turma roqueira vai ter que esperar pelo junho de 2021, mas precisamente de 9 a 12.

Rio de Janeiro, por do sol
O Congresso Mundial de Arquitetura no Rio ficou para 2021 também.

No Rio de Janeiro, foi cancelado o UIA 2020, 27º Congresso Mundial de Arquitetura. Seria realizado de 18 a 22 de julho de 2020. Já havia confirmação da participação de mais de 50 palestrantes de 17 nacionalidades diferentes e inscritos de 60 países. Seria o maior evento corporativo do ano para a cidade. Vários seminários, exposições, palestras ligados ao congresso também foram cancelados

Por uma grande coincidência, que só esses momentos extremos trazem, um dos principais temas do evento era “Saúde Urbana”. Com certeza, vai ganhar mais enfoque depois das necessidades que afloraram com força dessa pandemia do novo coronavírus.


Ainda no Brasil, passou para os dias de 4, 5 e 6 de dezembro de 2020 o grande festival de música Lollapalloza que realizado em São Paulo. Outra grande mudança na grade de eventos que foram obrigados a mudar suas datas por causa da pandemia do novo coronavírus.


E, vamos em frente! Vamos aguardando como será esse mundo pós-Covid-19. Muita coisa vai mudar. Muitos processos serão modificados. Muita novidade vai surgir. O mundo de janeiro de 2020 não é o mesmo de abril de 2020. Como diz Lulu Santos; " Nada do que foi será".


Continue a seguir o nosso time pelo Instagram e pelo Facebook.

333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page