• Sonaira D'Ávila

O dia de Natal no Brasil e na Alemanha

Atualizado: 26 de Dez de 2019


Há diferenças entre a comemoração do Natal no Brasil e na Alemanha (Foto: Pixabay)

Viver em duas culturas nos ensina tantas coisas...

E como se comemora estas datas que são universais? No Brasil e na Alemanha, o Natal começa a ser comemorado no dia 24 de dezembro. Acho interessante contar pra vocês que há diferenças. Nesses anos de vida na Alemanha, venho aprendendo a entender e a assimilar essas diferenças do dia de Natal entre os dois países. Ambos, igualmente interessantes, coloridos, familiares e fartos. No Brasil, temos uma noite e um dia de Natal. Ou seja, a ceia da noite do dia 24 e o almoço do dia 25. E, vida que segue: o Ano Novo se aproxima. As comemorações do Revéllion no Brasil são muito presentes em todas as partes do país, principalmente, nas regiões de praia.

Na Alemanha, depois de tanto preparativo e espectativa como já falei aqui, temos dois dias de Natal, e três noites natalinas. A noite do dia 24 é chamada de "Heiligabend". Dia 25 e 26 são o primeiro dia e o segundo dia de Natal, respectivamente. Dia 26 de dezembro é feriado nacional. Normalmente, os alemães não fazem uma grande ceia, mas, sim, 3 pequenas ceias de Natal com os parentes. Ele se programam para fazer um dia com uma parte da família e outro dia com outra parte da família.

O tradicional peru da ceia brasileira na Alemanha dá lugar, por exemplo, para o ganso assado (Foto: Ana Maria Braga, G1)

Os perus ou chesters tão comuns nas ceias de Natal do Brasil dão lugar aos gansos, salsichas ou carpas. Dependendo da região, pode ainda haver um prato de peru na mesa. O vinho não pode faltar seja na parte do país que for.


Na Alemanha, é preciso nevar para ser o Natal Branco: grande diferença com o Natal brasileiro ( Foto: Pixabay)

Aqui, um detalhe que faz toda a diferença: só realmente é Natal se nevar. O Natal branco "Weisse Weinachten" é o NATAL. E, a neve é festejada com muito "Schneemann", o tradicional e conhecido boneco de neve. Frohe Weinachten, Leute !

Quer mais diferenças culturais?

Aqui tem um pouco do

Natal em Londres , aqui e este também

Natal na Suécia.

Natal em Portugal

Natal no Rio de Janeiro



E, contem pra gente como é o seu Natal seja na parte do mundo que estiverem!

Sejam muitos felizes!


Sigam os nossos posts no Instagram e no Facebook!

#RiodeJaneiro #BrasileirasnaAlemanha #SonairaDÁvila #Natal #natal2019

0 visualização

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle